sexta-feira, 31 de julho de 2009

Anzol OffSet

Pescando hoje com o Jair (Dos Bitelos) e Fabian em Porto Sauípe tivemos um verdadeiro pampo´s day. Só saía pampinhos (aratubaias) e o maior não chegava às 200 gramas, para desespero do Fabian, que apesar de ter capturado muitos peixes queria a todo custo um "troféu".

De repente parou tudo. Ninguém pegava nada, foi quando minha vara deu uma boa "batida" e fui alertado pelo Fabian e Jair. Foi o maior pampo do dia, com 550 gramas. Foi capturado justamente com um anzol offset, que era o diferencial em relação ao que todos estavam utilizando.


Mas o que é um anzol offset?

É um anzol usado para pesca de blackbass, peixe esportivo de água doce, comparado ao tucunaré, com minhocas e criaturas (sapos, salamandras) artificiais. Acima, a direita, uma foto de uma minhoca iscada com esse tipo de anzol (foto do site tucuna.com.br) para pesca do matrinchã.

E qual a vantagem de usá-lo na pesca de praia?

A maior vantagem é a apresentação da isca e a facilidade de amarração da isca de pititinga (manjuba) ou outro peixe do mesmo tamanho, pois você passa o anzol pelo olho e depois próximo a nadadeira caudal. A amarração com o elastricot fica fácil e rápida, permintindo vigorosos arremessos.

Uma coisa que me deixa surpreso é que mesmo pequenos peixes também são fisgados pelo anzol. Veja clicando aqui.

Desde que comecei a usar o anzol offset, a cerca de 5 meses, eu amarguei um "sapato" só uma vez.

Infelizmente o anzol tipo offset não é encontrados em Salvador e a saída é comprá-lo na NET. Compre o de menor tamanho possível e use com a pititinga de maior tamanho possível (a chamada "pititinga boca de galo").

A numeração é invertida, o que significa que o de menor tamanho é o de número 4, o de tamanho médio é o de número 1 e o maior anzol é o de número 3/0.


Breve posto com fazer uma "parada" (chicote) com esse anzol.




10 comentários:

  1. Milton,

    Gostaria de saber em qual loja virtual eu poderia comprar estes anzois. Será que até hoje em salvador não consigo achar ele?

    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma coisinha: qual tamanho você recomenda comprar para uma pesca geral? Não tenho nenhum peixe alvo, digamos assim. Estou começando e gostaria de pescar. hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Zamboni, obrigado pelo comentário. Esse anzol continua sem ser encontrado aqui em Salvador. Este anzol é utilizado com a pititinga tipo "boca de galo", a maior de todas. Infelizmente este tipo de pititinga tem sido raro de encontrar aqui em Salvador e eu só o tenho utilizado quando pesco pequenos barbudos (paratis)na espuminha com tamanhos entre 7 e 10 cm. Se encontrá-lo, prefira os anzóis menores, de nºs 2, 3 e 4.

    ResponderExcluir
  4. Olá Zamboni, o anzol que considero "forró", ou "for all", é o Maruseigo 12. Uso ele em todo início de pescaria, e se as iscas vêm comidas e o peixe não fisga, vou diminuindo até o minúsculo Akita 3. Se tem umas "porradonas", vou aumentando. O anzol Maruseigo tem de várias marcas, sendo a de melhor custo benefício a Pinnacle (50 unidades por R$7,50). Gamakatsu e Owner são as mais caras (10 unidades por R$12,00). Se tem muitas "pernas de moça" (betara) e/ou roncador, uso o anzol tipo Circle, nº8, que não"embucha" no peixe. Mas lembre-se que a isca tem que ser adequada ao tamanho do anzol, use uma faca ou uma tesoura para adequar.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelas respostas, Milton. Quais sites você sugere para que eu compre os anzois e outros materiais para pesca?

    ResponderExcluir
  6. Todas as indicadas no blog, Zamboni. Sempre que possível prestigio o mercado local para mantê-lo vivo, embora não consiga convencê-los em melhorar a qualidade. Tente o Cleonil (Budião), terceira loja de pesca a esquerda do Elevador, é um dos poucos vendedores técnicos especializados.

    ResponderExcluir
  7. Milton, voce fez um comentaro a respeito dos anzois off-set e,se me permite,gostaria de complementa-lo. Off-set significa "fora do ponto" ou "fora da linha",é um termo muito usado na industria grafica.No caso dos anzois, significa que a ponta do anzol não é alinhada com sua haste, ela é entortada para um dos lados.No caso dos anzois citados,os "worms" eles são indicados para uso em minhocas artificiais e jigg heads e coincidentemente,são "off-set",mas como são anzois,acabam fisgando os peixes.Os modelos maruseigo e muitos outros que encontramos no mercado são off-set. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Bem explicado, Samendoara. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. MILTON EU SOU INICIANTE NA PESCA E GOSTARIA DE SABER SE ESTA FORMA ACIMA CITADA DE ISCAR PITITINGA E PARA QUALQUER TIPO DE AZOL, OU TEM OUTRAS MANEIRA DE ISCAR.

    ResponderExcluir
  10. Olá Antônio. Pode ser de várias maneiras, esta é para ser usada com anzol grande e petitinga grande. Se seu anzol for um Maruseigo 10 ou 12, pode ser iscado apenas pelo olho da petitinga. Tem também quem passe pelo olho e logo atrás da cabeça,como o Cezar Bigode faz. Veja no vídeo aqui: http://www.milpesca.com/2012/08/pescaria-no-64.html

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.