terça-feira, 6 de julho de 2010

Minha Primeira Carretilha de Perfil Baixo

Recebi hoje a carretilha Daiwa Exceler comprada no ML. Estava procurando uma bem rápida, com 7.1:1 de velocidade, mas só encontrava com a manivela a direita. Como não me acostumei com a manivela a direita, o jeito que tive foi comprar uma um pouco mais lenta (6.3:1).

Encontrar carretilha com manivela a esquerda por aqui é muito difícil, pois a maioria dos importadores não a compram já que querem vender rápido, sem o risco de ficar com alguma em estoque por mais tempo.

A maquininha ao lado custou-me R$ 129,00 mais R$ 16,00 de frete. Minha intenção é utilizá-la para pesca na espuminha e embarcado em casting e para isso vou usar uma vara Maruri de 7/20 lb que tenho.

Mas antes de estreá-la tenho dois problemas para resolver:

O primeiro problema é que o carretel dela é aliviado, ou seja, possui furos para torná-la mais leve e mesmo sendo indicada para uso em água salgada pela Daiwa, clique aqui para ler a respeito, sei que entrará água, pois a linha encharcada fará a água salgada chegar até os furos e estes permitirão a passagem até as engrenagens. A solução então será fazer uma cama de linha muito fina e passar resina, a mesma que uso para fixar passadores em varas. Como usarei ela com linha multi de 0,15 mm não terei problemas de falta de linha pois caberão uns 150 metros.

O segundo problema é com a vara que disponho. É uma Maruri Sol de 1,68m para até 10 kg. Como ela é construída originalmente para molinete, fiz um teste de flexão com os passadores voltados para cima, como funcionam com a carretilha, veja foto ao lado, e será necessário a adição de três passadores extras para que eu não tenha a linha roçando no blank (corpo) da vara durante o uso. Comprarei os passadores e farei isso no próximo domingo.

Antes que eu me esqueça, o que me levou a montar este conjunto foram as ótimas referências do Roberto Martins e o fato de eu ter presenciado a captura por ele de um Dondom de mais de um quilo com um conjunto deste, na foz do Rio Real, em Mangue Seco.


Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca - Pesca de Praia

5 comentários:

  1. Excelente custo benefício, você vai gostar de usa-la.
    Acertou na escolha da manivela esquerda, comprei com manivela direita a ainda não acostumei.
    Psi. quando vai ser a inauguração.?

    ResponderExcluir
  2. Olá Companheiro, tão logo você volte por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Milton,

    Eu tenho utilizado os carreteis aliviados nas águas salgadas sem problema algum. Inclusive fica mais fácil para lavar a linha no próprio carretel, já que a água penetra no carretel por fora e por dentro. Agora, se pretende mesmo vedar os furos, sugiro que não use resina epoxi, mas sim uma pasta-cola de silicone sobre uma cama de linha. Fica muito mais fácil para remover depois, caso não fique do jeito que esperava.

    Quanto à vara, já pensou em utilizar numa montagem espiral? Eu tenho algumas varas montadas desta forma e em nada atrapalha os lançamento e a ação da vara. Acredito que é mais simples do que colocar mais passadores na ponta. Veja um exemplo aqui: http://www.theworriedshrimp.com//rod50small.jpg

    Um grande abraço.

    Sun.

    ResponderExcluir
  4. olá Milton! tenho andado sempre neste blog bisbilhotando e aprendendo muito. não pude deixar de ver logo de cara este tema do conjunto que me chama atenção. vc pretende montar uma vara de casting com blank, acredito eu, fibra de vidro maciça. quero colocar aos amigos que vara para casting preferencialmente deve ser montada com blanks de carbono, grafite ou mesmo fibra de vidro tubular ou oca, para mior leveza do blank. sendo que o mesmo interferi substancialmente no arremesso, aliás, quem lança a isca é a ação do blank, sendo maciço e em vidro dificulta em muito os arremessos, é o mesmo que pegar uma MAXTEC Surf pra arremessar chumbo leve, quase impossível ou não terá a mesma qualidade no arremesso. tenho montado muitas varas de pesca pra turmas de fora e prestado consultoria para alguns amigos que estão começando na arte de rodmaker e sempre a questão levantada: a relação do blank x seu peso, para poder construir uma boa vara de pesca.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, duas feras de uma só vez por aqui. Obrigado Sun, obrigado Anselmo pelas visitas e comentários.
    Vou sim, Sun, utilizar uma camada de silicone ao invés da resina, é mais prudente. Mas pelo que eu entendi o problema do carretel aliviado é que não se pode fazer uma má lavagem, tem sempre que lavar bem. Muito interessante a montagem elíptica.
    Anselmo, nestas férias de verão, em dezembro, gostaria de conhecer "ao vivo" seu trabalho, lhe fazendo uma visita, e fazer uns "test-driver".

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.