quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Eventos de Pesca de Praia na Bahia Durante o Mês de Agosto

Mês de Agosto, mês que antecede a primavera, e já temos algumas atividades de PDP. Ninguém aguenta mais esse inverno de temperaturas baixas (23ºC é muito frio para os baianos) e muito vento.

Nos dias 14 e 15 de Agosto teremos o início do VI Torneio de Duplas do Clupesal. Serão 5 etapas, uma por mês, até o mês de Dezembro. Os torneios acontecem entre Sauípe e Sítio do Conde e você pode inscrever sua dupla clicando na figura abaixo.


Se você nunca participou de um torneio de pesca de praia, ou de uma etapa de um torneio, já que as premiações são também por etapa, e necessita de umas "dicas", o Clupesal está disponibilizando um "Tutor" para as novas duplas inscritas.

O "Tutor" é um pescador, ou uma dupla de pescadores mais antiga do Clupesal, que orientará a dupla mais nova sobre tudo que se refere ao torneio tais como: local, regulamento, material, iscas, acomodações, horários e outras dúvidas.

As premiações são também por etapa e premiam do primeiro ao quinto lugar, o maior número de peças e a maior peça. Cada etapa, é como um mine-torneio.

Muita gente deixa de pescar em torneios pensando que vai deparar-se com "feras" e que não terá a menor chance. Não é bem assim, clique aqui para saber como foi a minha primeira participação em um torneio no post "Torneio de Pesca de Praia" e clique aqui para ir para o post "Em Torneios de Pesca Apenas os Feras Participam?".

Costumo ilustrar a participação de novos pescadores com uma citação de Silvio Fukomoto, autor de livros sobre pesca de arremesso, que por sua vez também cita Herbet Clark Hoover, pescador e o 31º presidente dos Estados Unidos.

"A pesca amadora é uma escola da natureza, saudável, risonha e franca, em que todos são admitidos mas ninguém cola grau, porque é um aprendizado sem fim. É, além disso, como dizia o presidente americano Hoover, uma lição sobre a igualdade dos homens, pois todos os homens são iguais perante os peixes".

Quanto ao material, por incrível que pareça, o que tem que ser realmente bons são os itens que interfaceiam com o peixe: Anzol, linha e isca, itens que representam o menor gasto em uma pescaria de praia. Esse é um ensinamento de um grande pescador do Clupesal.

A vara, o molinete, a espera, que são os itens mais caros não são tão importantes, mas é claro, se são muito bons lhe conferem uma vantagem adicional em condições especiais, tal como o peixe estar "comendo" muito distante, mais de 100 metros, o que é raro aqui no Nordeste e poucos pescadores lançam nesta distância. Os materiais mais caros em pesca de praia são como os protetores solares de fator 50: por ele você paga 50% a mais que um protetor solar de fator 30, mas leva uma proteção adicional de apenas 3% .

Outro evento que ocorrerá no dia 21 de Agosto é da turma da API, na Vila de Baixios, e rebebi do Pedro Paulista o convite abaixo:

Bom dia Milton, no próximo dia 21 de agosto eu serei o anfitrião da pescaria da nossa turminha(A.P.I.)....Será na praia do Baixio em frente a Lagoa do Mambucabo... a competição começará as 10:30 e terminará as 15:30....a pesagem será na pousada que ainda vamos definir ...Faço questão de sua presença e se quiser levar amigos esteja a vontade ...abç

A Lagoa de Mambucado fica a cerca de 6 km ao sul da Vila de Baixios. Clique na foto abaixo para saber mais sobre o local.


Maiores informações podem ser obtidas com o Pedro Paulista, o anfitrião, através de sua página no ORKUT. Clique aqui para acessar.

A foto acima veio do Album da Lindinha, clique aqui para acessar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.