sábado, 4 de setembro de 2010

Protegendo a Vara de Barra Leve (espuminha)


No início do mês passado adquiri uma vara Hawk II,da Braspon, de 1, 68 m para pescar na "espuminha" em campeonatos ou para buscar iscas vivas, clique aqui para ler o post a respeito.

Como transporto minhas varas e fincadores dentro de sacos forrados com espuma em cima do jeep, em um bagageiro, já quebrei a ponta de duas outras varas do mesmo tipo e não queria repetir o feito com esta vara, mais cara e de fibra de carbono.

Pensei em colocá-la em um tubo de PVC de 40 mm mas o peso e o volume ficariam demasiados e por princípio os materiais de pesca e seus acessórios têm que ser leves, tanto que a respeito disso fiz em 2009 o post "Downweigth em Surfcasting", clique aqui para acessar.

Buscando a proteção, mas sem perder o foco na leveza e volume, fiz uma proteção tubular com chapa de PVC fina, obtida de pastas de documentos, por aqui chamada de "classificadores".

Pra fazer o "tubinho" determinei o diâmetro dele pelo "butt cap" (pé da vara) e fixei com fita crepe. Como os retalhos da pasta de PVC só tinham cerca de 45 cm, fiz vários tubinhos e os emendei com fita tipo "silver tape", mais resistente.

Por fim, fiz um rasgo em uma das extremidades do tubo de pvc para poder passar o "gatilho" da vara (é uma vara "flex", para carretilhas e molinetes), reforcei com fita "silver tape" e coloquei no saquinho original da vara. Ainda assim, o peso da proteção ficou em 266 g, mais que o peso da vara. Veja as fotos abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.