domingo, 11 de setembro de 2011

Solunar - Teoria para ajudar a pegar mais peixes


Em pesca de praia cansamos de ouvir assertivas tais como "esta lua é boa para pesca", ou então "vamos marcar a pescaria para a lua nova".

Que a lua influencia as marés não há dúvidas, portando é crível que outros fatores como o sol, a pressão atmosférica e o vento também tenham efeitos diretos sobre a pescaria.

Em1926 um pescador chamado John Alden Knight construiu uma teoria baseada nas posições do sol e da lua a qual deu nome de SOLUNAR. Para tecer a teoria, ele estudou mais de 200 capturas, tabulando os dados. A teoria fez tanto sucesso, que o livro com essas tabelas chegou este ano a 77ª edição.Veja a foto ao lado. Para saber mais, clique aqui.

É claro que as tabelas contidas na publicação se aplicam aos USA e Canadá. Mas e para o Brasil?

Apesar de não termos nenhuma publicação do tipo, dois aplicativos encontrados na Internet baseados na Teoria Solunar podem nos ajudar.

O primeiro deles, Solunar Clock,é encontrado na loja do Google Chrome, mas gratuito, é simples e intuitivo. Em forma de um relógio analógico de 24 horas, ele marca os melhores momentos com um setor verde.
Você tem que fornecer o local onde será realizada a pescaria, o que você faz facilmente clicando no local de sua escolha no mapa que se abre.
Em seguida, digite a data da pescaria. Para o exemplo usei a data de 19/09 e o local indiquei Porto Sauípe pois teremos a Segunda Etapa do Torneio de Duplas do Clupesal nesses dia, local e horário.
O software indicou (no dia de hoje) que o melhor horário será entre as 09h50min e 11h40min. Vamos ver.

O segundo software, Fishreminder, usado para prover as informações do Solunar Clock, é mais completo e exige que você se cadastre, ou compre o serviço se quiser a Versão Pró, mas o funcionamento é bem semelhante ao Solunor Clock, principalmente na informação do local.
Uma facilidade adicional para usuários registrados é o envio de um email quando, para o seu local default, as condições forem boas. Na tela abaixo, escolhi ser avisado por e-mail 5 dias antes e mais um e-mailum dia antes.
Enjoy.

Informação incluída às 23h20min

Mal acabei de postar,recebi o e-mail abaixo enviado pelo Fishreminder:
Informação incluída às 05h10min do dia 12/09
Embora teoricamente os dois programas usem o mesmo algoritmo, detectei diferenças grandes entre o melhor horário para os mesmos dia e local. As diferenças também aparecem para uma consulta futura feita em tempos diferentes. Quando for pescar, vou consultar os dois programas imediatamente antes de sair e informarei.


3 comentários:

  1. Ola Milton
    Vou pesca dia 12/06 em Cananeia-sp vou usar as duas tabelas assim que voltar irei fazer um comentario muito legal suas dicas

    Um abraço






    ResponderExcluir
  2. Ficou devendo o comentário. Mas tá em tempo ainda

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.