quinta-feira, 28 de março de 2013

Stella Maris Perde seu Príncipe.

Vencido por uma grave doença cujo diagnóstico foi tardio, faleceu hoje o pescador Cesar Bigode.

Conhecido no "Principado de Stella Maris", por sua alegria, disposição e espírito brincalhão, Cezar deixa um vazio enorme na pesca de praia e saudosos amigos e irmãos, dentre eles Joel e o Ruy, com quem pescava todo fim de semana.

Viver é colecionar perdas até também participar da coleção de perdas de outros e a imagem que terei para sempre do "Bigode" é a da foto ao lado, sorridente, forte e feliz.
Aos amigos e parentes, meus sentimentos e de minha família. 

Cesar Muniz Pacheco completaria 73 anos no dia 28 de agosto deste ano.

O Funeral será as 14h30 de hoje, 29/03, no Jardim da Saudade.


terça-feira, 19 de março de 2013

Caranha's Day

Fomos nesse domingo, dia 17, ao Rio Subaúma o Jorge Barreto e eu. O Jorge é uma figuraça, um pescador apaixonado e de tiradas incríveis, muito bem humoradas e que faz tudo por uma pescaria. O Rio Subaúma é seu quintal e conhece cada recanto, cada poço e riachos afluentes. Se ele diz, "jogue ali, que tem um", pode acreditar.

Logo que saímos, encontramos essa bela paisagem.

Mas deixou de ser bela quando ligamos a este barco uma grande quantidade de restos de material de pintura (embalagens, pincéis, latas de tintas) jogados no mangue.

O Rio Subaúma é conhecido por seus robalos, mas nesse dia a maioria dos peixes capturados foram caranhas.

Mais detalhes no vídeo relato a seguir

sábado, 9 de março de 2013

Com ElCabra no Rio Pojuca

Dia 8, fomos ao Rio Pojuca eu e o amigo Cláudio, um ícone do Caiaque Fishing na Bahia, onde é conhecido pelo codinome de ElCabra.

Foi uma pescaria rápida, já que tínhamos compromissos diversos à tarde. O rio estava bem vazio, com baixamar às 07h30min e segundo o ElCabra determinante para o resultado. As águas estavam bem claras.

(clique nas fotos para ampliar)  


ElCabra capturou um robalo e uma caranha, e eu esta caranha de uns 25 cm.


 O jig head com dispositivo anti-enrosco cravou tão bem que foram necessários dois alicates e vários minutos para soltar o peixe sem maiores danos.


sábado, 2 de março de 2013

Com o Wil e o João, hoje no Rio Joanes


Fui com o Wil e o João pescar hoje no Rio Joanes, a cerca de 2,0 km de sua Foz.

O Joanes estava fervilhando de "iscas", sardinhas para todo lado. Os robalos estavam manhosos e de barriga cheia e só saíram na "irritação" com iscas as iscas de meia água. Como dizemos pescadores nativos "muita isca, pouco peixe".

Não levei o passaguá nem o alicate e, de quatro de bom tamanho, só embarquei um. Depois das 09h00 os robalos não comeram mais. O João pegou alguns pequenos e teve que trazer dois que se machucaram com as garateias e não puderam ser soltos.

O Dono do Rio, o Wil, dessa vez não capturou robalos mas pegou muitas sardinhas no sabiki e siris no jereré. Saímos eu e o João e ele continuou. João pegou muitas sardinhas também no sabiki.

Olha eles ai "nas sardinhas".