segunda-feira, 15 de maio de 2017

Chegou o Pedal da Jakson - Coosa FD pedal Drive

A Jackson sempre produziu ótimos caiaques, caiaques grandes a remo muito conceituados no mercado.

Para completar sua linha, fizeram o  teaser (pré lançamento, sem mostrar o produto, só parte)  hoje do seu primeiro caiaque a pedal com algumas soluções inovadoras e que eu acredito que farão sucesso: O Coosa FD pedal Drive

Com o sistema de barbatanas da Hobie protegido por patentes no mundo todo, voltaram-se para a solução de hélice, mas com algumas inovações:


A primeira delas é que não existem engrenagens sob a água, estas ficam em uma caixa elevada e com saída do movimento por um cabo, como de um vibrador de cioncreto ou um flexível de furadeira, o qual leva o movimento a uma hélice de três pás (segundo a revista Kayak Angler), uma novidade já que todas as soluções pedal/hélice até hoje usavam hélices de duas pás. Com isso se espera um melhor torque, que é normalmente muito baixo nesses sistemas de pedal a hélice, já que se terá um menor escorregamento". O pedal também não ficou alto como nos seus predecessores a hélice de outros fabricantes..  

A segunda novidade, é que a hélice está contida e um sistema de "bolina" que se ergue ao ter contato com obstáculos, protegendo-a. A "falsa bolina" também deve propiciar um melhor tracking ao caiaque, ou seja, a capacidade de manter-se no rumo, mesmo com vento ou correnteza.

A terceira novidade é o leme, o qual fica na extremidade de uma meia quilha  bem pronunciada, protegido de impactos e que por ser a continuidade da quilha deve proporcionar uma ótima manobrabilidade, praticamente sem os "lags" (retardos) que costumamos ver nos caiaques a pedal com hélice que normalmente têm o seu leme entre dois "meio-cascos".

Além das soluções muito interessantes de engenharia, a Jackson vislumbrou também uma saída comercial interessante ao focar o projeto do caiaque onde os Hobies a barbatana vão muito mal: locais rasos e com pedras ou tocos. Com a hélice protegida e retrátil, com o leme protegido, certamente fará muito sucesso, pois competir com os Hobies com seu sistema de alto torque no mar ou rios e lagos profundos não seria vantajoso. 

Veja a reportagem da Kayak Angler clicando aqui 


4 comentários:

  1. E aeeee Milton, estou com uma enormeeee dúvida entre propulsão a hélices ou caiaque a propulsão por barbatanas...
    Você pode me dizer suas impressões sobre esses dois tipos de propulsão, vantagens e desvantagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Godoy. O seu uso principal definirá qual o melhor. Se você enfrenta correntezas e ventos, o maior torque propiciado pelas barbatanas são fundamentais para vencê-los. Já tivemos casos de correnteza imobilizar caiaques a hélice, mesmo com o caiaqueiro remando simultaneamente ao pedalar. O maior torque resulta também em maior velocidade. Em se falando dos caiaques disponíveis no mercado brasileiro, a maior vantagem das hélices estavam no custo mais baixo em relação ao de barbatanas, o que foi resolvido agora pela Hobie com o lançamento do Compass, mas com previsão de entrega para jan de 2018. Em minha percepção, já que hélice e pedal são limitados em águas rasas e com tranqueiras e os dois hoje possuem reversão de marcha, o único caiaque a hélice que eu compraria seria esse da matéria, o Coosa FD, mas sempre atento ao uso em ventos e correnteza. Veja esse vídeo de dois caiaques a barbatana em vento contrário: https://www.youtube.com/watch?v=YEQsGDiv_-U

      Excluir
  2. MILTON O PRO RANGLER 12 AGUENTA QUANTOS KILOS DE CARGA E QUAL LARGURA E COMPRIMENTO DELE. QUANTOS CUSTA PARA SÃO PAULO.
    LUIZ CARLOS

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiz. Nesta página tem os dados que você precisa: https://www.hobie.com/br/pt/kayaks/mirage-pro-angler-12-360/#fishing

    Para preços, acesse o site da loja Hobie Brasil em https://www.hobiebrasil.com.br/ e um atendente virtual estará disponível.

    Certifique-se que o caiaque adequado para você é mesmo um PA12. Esses caiaques, diferentemente dos Revos 11 e 13, Outback, Compass e Passport, não têm uma boa liquidez e não são muito fáceis de vender caso você não se adapte.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.