sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Rádio Baofeng IP67 é realmente a prova dágua?


Lançado há pouco mais de um ano, começam chegar ao Brasil os rádios Baofeng UV-9R, com classificação IP67, ou seja, podem ser submergidos por poucos minutos em até um metro de água.

Alguns colegas incomodados com o uso da "case" a prova dágua, que sempre falham e têm que ser usados com o rádio também dentro de um saco plástico vedado com fita adesiva, comemoram muito o fato de ser IP67 e eu tive que jogar um balde de água fria, mas no entusiasmo deles, pois se realmente jogo um balde água fria da altura de um metro e meio em um dispositivo IP67, vai entrar água.

A certificação IP67 é para uma pressão externa de apenas até um metro de água e pressões maiores, como uma queda de um metro e meio  de altura, já excedem essa resistência. Outra característica é a água a que se refere a certificação IP67, que é água pura, ou como dizemos popularmente, a água doce.

Mas mesmo em água doce, testes feitos pelo John "Miklor" (www.miklor.com) uma referência no uso de rádios, revelou que os alto falantes do UV-9R acabam por ser afetados e só voltam ao normal após a secagem completa, o que pode levar alguns dias. Se a água que afetar os alto falantes não for água pura, certamente os estragarão irremediavelmente.

A bem da verdade, a bateria do rádio UV-5R, e as de suas variações, por não ser a prova dágua e possuir um circuito eletrônico no seu interior,  pode se estragar apenas com a condensação do ar no saco estanque, o que não acontece no UV-9R.

Em suma, quem tem seus Baofeng UV-5R, ou o novo UV-82, não estarão mais confortáveis ou melhor protegidos da água com o novo UV-9R, pois terão que tomar os mesmos cuidados que têm com os radinhos antigos, principalmente se usam na água salgada ou salobra (foz de rios).

Mas se vai comprar um novo e o preço adicional não for problema, prefira o UV-9R, pois se as proteções falharem, você ainda tem uma pequena chance de salvar o rádio.

O UV-9R é basicamente o UV-82 com um outro gabinete e outro conector de PTT (microfone externo) e a diferença principal do UV-82 para o "antigo" UV-5R  e suas variações, e o novo UV-9R, é que você pode transmitir tanto na freqüência principal como na frequência que no UV-5R seria apenas de escuta. A propalada diferença de potência menor do UV-5R para os demais refere-se apenas ao método de cálculo, sendo a mesma.

O UV-9R* é vendido também com outros nomes, como a seguir:
  • UV-XR com falsos 10W e 4800 mA de bateria (golpe)
  • Baofeng GT-3WP
  • BAOFENG UV-5R WP
  • Baofeng UV-5S
  • Baofeng BF-A58 (IP-57 não suporta imersão, senão por poucos segundos) 
  • Anysecu UV-9R
  • Baofeng 9R PLUS (cuidado com a bateria desse) 
  • PoFung GT-3WP*
* Pelo que se pode constatar em dados disponíveis na Internet, o Baofeng UV-9R é o único modelo construído com as especificações do Exército dos Estados Unidos, mas não encontrei a certificação.

** Baofeng e Pofung são a mesma empresa. Nos USA o nome POFUNG foi adotado devido a dificuldade do nativo de língua inglesa pronunciar "baofeng". 


 Inserido em 22/03/2018

Cuidado na compra de uma nova bateria para o seu Baofeng UV-9R e suas variações, pois há diferenças sutis entre eles. A principal é o pino de contato de energia, que pode ser do tipo fixo ou do tipo móvel, conforme abaixo:
Quando da compra prefira o modelo novo, com o pino móvel, que impede o mau contato da bateria.

A bateria do Baofeng 9R PLUS, embora muito semelhante, não é compatível com o Baofeng UV-9R. Veja detalhes da bateria e do teclado e como é o 9R PLUS abaixo:

not_


E como é o Baofeng UV-9R

nnn_




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.