terça-feira, 27 de março de 2018

Novo Sonar Garmin - Desenhe a sua própria carta náutica


Você já pensou em fazer a sua própria carta náutica, em tempo real, enquanto pesca? 

É isso a que se propõem os novos sonares fishfinders da Garmin da linha Plus equipados com o novo firmaware com Garmin Quickdraw Contours.

Se os sonares com GPS a preços acessíveis foram bons, imagine o sonar que traça as curvas batimétricas e as armazena em forma de carta em sua imensa memória. É simplesmente o máximo!!

Se você quiser entender mais sobre cartas náuticas, curvas de nível  e batimetria, veja o próximo item.  

Graças ao Amigo Roberto Martins, adquirimos o novíssimo Striker Plus 4, da Garmin e o seu uso tem nos surpreendido.

Veja abaixo como funciona no vídeo do Canal Búlgaro Lago Passarel (Лаго Пасарел ЕООД). Editei  o vídeo e coloquei uma introdução com o colega Ronaldo, inaugurando o seu Striker Plus 4 em um dia nada bom para sair de caiaque no mar.

Segundo a Garmin, a memória do sonar permite a a acumulação na memória de 2 milhões de acres mapeados, ou seja, cerca de 8000 quilômetros quadrados, o equivalente a duas vezes a área do Estado do Rio de Janeiro.

Cartas Náuticas e curvas de nível

Cartas náuticas são desenhos que mostram o relevo submarino em linhas denominadas batimétricas e o relevo da terra firme em linhas denominadas altimétricas. A terra frme está em marrom, e a parte submersa está em branco e em azul claro.

Tanto as linhas batimétricas quanto as altimétricas indicam locais no terreno que tenham o mesmo nível em relação a um referencial: a maré média em algum ponto da costa.

No exemplo abaixo, no canto inferior direito esta traçada a curva batimétrica da cota 50, ou seja, uma profundidade de 50 metros em relação a maré média,  e os ponto numerados ao redor indicam a profundidade para àqueles pontos.  

Zoom Out



Se as linhas batimétricas estão muito próximas e paralelas, significa uma encosta submarina, uma rampa de grande inclinação. Se espaçadas e repetidas com o mesmo valor, significam uma planície submarina ou um fundo de pouca declividade.




Se as linhas batimétricas se apresentam de forma concêntricas, significa que há um "poço" ou um morrinho no fundo do mar, dependendo dos valores que tenham as linhas batimétricas.

Se o valor da linha batimétrica do centro for menor que a borda, teremos um "morro" submarino
Curvas de nível são linhas que ligam pontos, na superfície do terreno, que têm a mesma altitude (cota). As curvas de nível são representadas no mapa cobrindo uma área, o que permite ao intérprete uma visão mais holística da sinuosidade do terreno, possibilitando a identificação de formas geomorfológicas distintas como vales, divisores de água e outras.
</br></br>
Palavras-chave: Curvas de nível. Altitude. Planta. Topográfica. Relevo. Sinuosidade.


Se o valor da linha batimétrica do centro for maior que a borda, teremos um "poço" submarino

Imagem relacionada




As cartas náuticas oficiais são fornecidas pela Marinha do Brasil e algumas delas têm mais de 50 anos que foram desenhadas e foram atualizadas apenas pontualmente. Sofwares e APPs de navegação também fornecem cartas náuticas, normalmente baseadas nessas cartas da Marinha.

Movimentos de areia no leito submarino mudam constantemente as profundidas e essas cartas devido ao tempo em que foram feitas, não são exatamente exatas.

Em breve instalarei e testarei o meu.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.