terça-feira, 21 de julho de 2020

Cabo Para Sonar Garmin Séries STRIKER e ECHO- Transferência de dados



O uso de localizadores de peixes (sonar ou fishfinder) em caiaques virou uma realidade. Quando o caiaque é para uso no mar, nas diversas variações de pesca com jig, o sonar tornou-se indispensável e é usado em conjunto com um GPS ou tem já o GPS nativo, no próprio sonar, caso da série STRIKER.

Dentre esses sonares, o de uso mais popular é o Garmin, nos modelos ECHO e STRIKER.

Por ter uma baixo custo e ter o GPS e um "desenhador de carta de fundo" embutidos, o modelo StRIKER 4 Plus tem sido o preferido do pescador de caiaque.

Por não ter nenhum software ou sistema de comunicação para esses sonares, os dados contidos em um sonar só podem ser compartilhados com outro sonar via cabo, ligando fisicamente um sonar a outro. Se os equipamentos são novos, ou pelo menos seus cabos são novos, não há nenhum problema, você faz a ligação entre os displays usando o cabo original e usando uma única bateria, inverte os fios de TX e RX (azul e marron) e pronto, funciona tranquilamente.

O problema começa quando os cabos não são, os dois, novos, mesmo que a instalação no caiaque permita se fazer a ligação dos fios de dados.
Com o tempo e uso, notadamente em água salgada, os cabos têm a resistência de seus fios aumentadas e como a comunicação serial entre eles é toda baseada em diferenças de tensão, o desequilibrio causado pela oxidação torna a comunicação entre eles impossível, mesmo estando os dois equipamentos ligados à mesma fonte de energia.

A solução então seria se ter dois cabos novos, não oxidados em intensidades diferentes. O problema é que esses cabos originais são caros.

Conversando com o amigo Roberto Martins, caiaqueiro e pescador em rios e mar, que já fabrica cabos e conectores de reposição para diversos sonares e faz manutenções preventivas e corretivas em caiaques e material de pesca,  sobre esse problema ele deu a solução: um cabo eletricamente equilibrado, próprio para essa transferência de dados e que poderia ser usado para edição e colocação manual de novos pontos pelo caiaqueiro. Tal cabo não fica exposto e mesmo que ficasse, por ser único, seria afetado por igual, teoricamente, sem desequilíbrio.

Ele montou o cabo e eu peguei na casa dele hoje e testei.



Sucesso absoluto. Igualei os dados (pontos e rotas) nos dois sonares que possuo, ficando agora com um backup.




O Roberto transformou o cabo em um produto que pode ser adquirido diretamente com ele a um custo muiiiito menor que os cabos originais. O Roberto pode ser contactado no e-mail arpmartins@yahoo.com.br

Atenção: Não use a opção apagar dados de usuários com os cabos conectados e a opção de comunicação habilitada em nenhuma das duas unidades, pois serão apagados os dados das duas unidades.

Compatibilidade do cabo: Todos os Fishfinder Striker e Echo, exceto os listados abaixo:
  • ECHOMAP Plus 70cv / sv
  • ECHOMAP Plus 90cv / sv
  • ECHOMAP 50s / dv
  • ECHOMAP 70s / dv
  • ECHOMAP Ultra Series
Como fazer (usando dois cabos originais):
  • Ligue os cabos nos dois sonares. Junte os dois fios pretos e também os dois fios vermelhos dos dois cabos e ligue em uma única fonte (bateria), respeitando a polaridade: Vermelho no + e preto no -.
  • Ligue o fio marron do primeiro cabo ao fio azul do segundo cabo  e vice-versa. Isole com fita adesiva. 
Como fazer (usando o cabo do Roberto):
  • Conecte os conectores +  e - na bateria e os conectores redondos no "power" de cada display. E só. 

No display:
  • Ligue os display
  • Selecione Dados do Usuário
  • Selecione Gerenciar Dados
  • Selecione Compartilhamento de Dados, ativando essa função nos dois display.
A transferência de dados será iniciada e dados diferentes serão colocados nas memórias dos dois display (será feito um "merge"). Não há nenhum sinal da execução da transferência e você só saberá se teve sucesso compararando os dados. Cuide para que os dados nos dois display estejam ordenados por nome.

Nas versões mais caras dos sonares, você terá que configurar o canal de comunicação e a velocidade. Consulte o manual.

Garmin data sharing sonar fishfinder
fishfinder Garmin data transfer sonar
compartilhar dados sonar striker 4
transferirir dados sonar garmin striker 4





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.