segunda-feira, 6 de julho de 2009

Trocando Passadores Para Low Rider II

Planejando

tendo a necessidade de efetuar a troca, conversei com Cleonil (Budião) e ele indicou-me o Anselmo, profissional de customização de varas daqui de Salvador. Tentei contato com o Anselmo Moreira através de sua página no Orkut e não obtive resposta de imediato.

Decidi então que eu mesmo faria a troca, mesmo sabendo que o acabamento não será o de um profissional de customização, e passei a buscar o material. Alguns dias depois o Anselmo entrou em contato, mas eu já tinha disparado as compras dos materiais.

Os materiais, preços e locais de compra foram:


A compra da ponteira deu-se apenas após eu ter recebido os passadores comprados na Boa Isca. Fiquei assombrado com o pequeno diâmetro deles e da ponteira. A ponteira, conforme eu já esperava, não coube na vara. O diâmetro do encaixe na vara era bem menor.

Curioso é a numeração dos passadores e ponteiras. Nos passadores Low Rider a numeração corresponde ao diâmetro do anel onde o passador de fato, normalmente em material mais nobre, está inserido. Na figura ao lado é mostrado com detalhes como se dá essa numeração no caso de um passador Low Rider 8, cujo diâmetro nominal é de apenas 6 milimetros. Então o primeiro passador, àquele "grandão" que fica na segunda parte da vara, de número 20, tem na verdade apenas 16 mm de diâmetro no furo passante, ou seja, pouco mais que o diâmetro de uma caneta Mont Blanck.

Para achar a ponteira com o diâmetro correto tive um trabalhão danado pois embora o encaixe de 3,6 mm seja comum, em Low Rider e associado ao anel de 8 mm não há disponível para venda na NET.

A numeração da ponteira segue a lógica de N x Y, onde N é diâmetro do passador e Y é o diâmetro externo do encaixe da vara. Se a vara tem uma ponta com diâmetro de 3mm, e o último passador antes da ponteira tem o diâmetro nominal de 6 mm então você precisará de uma ponteira 8 X 3,6. Se ficar um pouco folgado, a resina faz o complemento. Todas as lojas têm um paquímetro e em caso de dúvida, leve a vara ou parte dela.

No sábado fui a Conceição da Praia, local de venda de material de pesca em Salvador, na parte baixa do Elevador Lacerda, e por indicação do Cleonil (Budião) fui à loja Divina Pesca, do Careca, e achei a ponteira, embora não em Low Rider, mas comum, niquelada.

Para saber todos esses diâmetros você precisará de um paquímetro, instrumento de medição o qual pode ser comprado, se plástico, por cerca de R$ 10,00.


A seguir a foto do material reunido. Não estão incluídas as fitas adesivas.

Clique aqui para a continuação desse post.




2 comentários:

Obrigado por seu comentário.