caiaque bahia

caiaque bahia
Visite o Caiaque Bahia - clique na imagem

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Carretilha com linha fina: Porquê não usar.

No domingo estreei a nova unidade, a segunda, da carretilha Marine Caster 400 5BI recém comprada e recebida essa semana.

Ter sempre duas unidades de molinetes e, agora, carretilhas do mesmo modelo é uma mania minha e ainda faço um post sobre isso.

Voltando a estréia da carretilha, abasteci ela com uma linha RED SPIDER 0,20 mm por ter ela disponível e por saber que a maré estaria puxando no domingo. Coloquei oito metros de leader em fluorcarbono 0,46 mm, para 20 libras, mais uma chumbada pirâmide de base triangular e fui à luta.

No terceiro lançamento, soltei a trava da carretilha e ao arremessar o carretel parecia estar preso e a chumbada caiu a pouco mais de 30 metros e formou-se uma cabeleira monstruosa. A linha muito fina passou entre a borda do carretel e a lateral da carretilha, veja a seta na foto ao lado, enrolando no eixo. Uma bost..!

Como ao chegar da pescaria com o Célio, fui almoçar com o meu pai, apenas ontem a noite desmontei a carretilha para retirar o enrosco, pois mesmo cortando a linha não estava conseguindo retirar toda a linha enrolada no eixo. As fotos abaixo mostram como foi.

Depois que desfiz o enrosco, voltei a carregar a carretilha com uma linha Red Spider 0,35 mm. A linha com esse diâmetro é suficientemente grossa para não passar pela fenda entre o carretel e a lateral da carretilha, resolvendo o problema.

clique nas imagens para ampliar




Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca


5 comentários:

  1. Olá, estou acompanhando sua evolução no usa da carretilha na pesca de praia desde o inicio do ano. Parabéns. Também sou usuário de carretilhas na pesca de praia e por coincidência tenho esta carretilha. Sempre usei linhas finas (0,16 - 0,22) e nunca tive problemas desta natureza. Acredito que foi um acontecimento pontual e acho que não é um motivo para não usar linhas finas e privar-se das vantagens que elas oferecem. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo.

    Agora durante o verão tentarei novamente um multifilamento 0,18.

    Realmente até então desconhecia qualquer caso semelhante ao ocorrido e pode ter sido mesmo um eventualidade. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Comprei recentemente a Caster 200 4Bi e estou pra adquirir a novísssima Caster 400 6Bi Plus.
    Tenho as plantas expandidas das Caster 400 3, 5 e 6Bi.
    A mudanças na 6Bi não é nada eventual, mas uma evolução mudando o acesso do carretel ao pinhão coberto por mais 1 rolamento.
    fersimon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela informação fersimon. Recentimente retirei o devanador de uma delas mas o ganho no arremesso foi pífio, creio que por culpa desse arremessador incompetente que vos responde :-).

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu blog, continue postando suas fotos e contando suas histórias.

    Dicas sobre molinete ou roteiros de pesca você encontra em http://www.donipesca.com.br!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.