sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Como Cravar o "Fincador", ou a "Espera de Praia", Sem Fazer Força

Tenho sempre reparado o sufoco por que passam alguns colegas pescadores na hora de cravar os "fincadores", também chamados de "esperas", na areia da praia. E apesar de todo o esforço na cravação, de vez em quando vejo uma vara e molinete irem ao chão, bem na areia, e água salgada, por uma má cravação da "espera".

A dica me foi passada pelo Júnior (Juca), do Clupesal, em 2006 e desde que reduzi substancialmente o peso e volume de minhas esperas tem funcionado maravilhosamente bem.

A cravação por sucção é rápida, simples e muito eficaz. Veja como fazer no clip abaixo.



Para que funcione, é necessário que a sua "espera" tenha o menor volume interno possível e caso sua espera seja um tubo de PVC de duas ou mais polegadas vai ficar complicado pois você terá que compensar com os pulmões. A espera não pode ter furos, claro.

O princípio de funcionamento é simples: ao sugar o ar de dentro da espera, a menor pressão gerada e a força de sução fazem com que a areia e a água subam pelo interior do tubo e consequentemente ele penetre na areia molhada, como uma faca quente na manteiga. Seu peso (cabeça, tronco e mãos) forçando a espera para baixo completam a cravação.

Na areia seca não é possível a cravação pois a areia é porosa, com muitos vazios entre os grãos, o que impede a criação do "vácuo" no interior do tubo. Já na areia molhada, a água preenche o vazio entre os grãos ao mesmo tempo que age com um lubrificante permitindo que a areia "suba" pelo tubo do "fincador".

Para ver como fazer uma espera que possa ser cravada por sucção sem problemas, clique aqui.

Enjoy.

ps- Caso você tenha que usar rebites do tipo "POP" na "espera" que for construir, lembre-se de fechar o furo do rebite com resina. Se possível, faça as esperas com tubo de 40 mm, ao invés do de 50 mm, para isso verifique o diâmetro do "pé" de suas varas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.