domingo, 28 de fevereiro de 2010

Primeira Maré Grande do Ano

Março é conhecido como o mês da grandes marés. Mas esse ano está adiantada e no último dia de fevereiro ela veio para valer, com uma altura de 2,80 m.
E na hora marcada, por volta das 16:00 horas, lavou toda a praia no Buraco do Padre encostando na vegetação, em uma cena rara.

Raras também foram as cenas que capturei, pena que no celular, do nascer da lua. Note, apesar da imagem de baixa resolução, que abaixo da lua, na primeira foto, esta passando um veleiro.
E quinze minutos depois, já escuro.
As 18:30 começaram a sair da vegetação vários gaiamuns que foram para a linha dágua desovar. Apesar de toda a maldade que fazemos ao meio ambiente, a natureza resiste, persiste e segue seu curso. Ficamos maravilhados com a desova, eu e o Aroaldo, outro pescador que ficou até mais tarde. Fiquei receoso de que alguém pudessem se aproveitar do momento para pegar os bichinhos, mas naquela hora passavam apenas turistas do hotel Catussaba e que apenas admiravam.

Mas tão raro quanto as imagens, foram os peixes. Peguei apenas uma carapeba, foto abaixo, e o Jorge que estava a minha direita ficou de "sapateiro" e o Aroaldo, até a hora que sai, também amargava um "sapato".
Tive também uma batida, não muito forte, mas o peixe escapou quando comecei a recolher.
Satisfiz a minha vontade de pescar, mas na primeira grande maré do ano os peixes não apareceram.

E por falar de vontade de pescar, essa eu recebi hoje por e-mail de um amigo que por força do trabalho está em regime de confinamento:

"RAPAZ, ESTOU AQUI EM TEMPO DE PESCAR NAS CALÇAS"
Roberto Martins



Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca - Pesca de Praia

2 comentários:

  1. Milton, as fotos ficaram boas apesar da baixa qualidade, principalmente do nascer da lua. Mas fiquei curioso para ver os gaiamuns Você tem as fotos? Manda para meu e-mail se tiver.
    A vontade de pescar aumenta a cada dia principalmente quando vejo esses relatos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto. A última foto que consegui tirar com o cellular foi o da lua pois tinha ainda um pouquinho de luz do dia. 15 minutos depois, mesmo eu iluminando com a lanterna, não consegui fotografar com o celular. Os bichinhos estavam com o papo cheio de ovas e ficavan na linha dágua. Quando eu chegava perto levantavam as puás "ameaçadoramente".

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.