terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Diário de Torneio XV

No sábado e domingo passados aconteceu em Sítio do Conde a Segunda Etapa do VIII Torneio Individual do Clupesal.
Como na sexta feira recebemos nossos irmãos em casa para saborearmos um excelente carneiro preparado por Lindinalva, desde a quinta feira que a viatura já estava com o material de pesca e o do clube arrumados. Também na quarta feira eu e o Bruno fabricamos mais de 20 chumbadas triangulares de peso entre 115 e 130 gramas.

Acordei no sábado por volta das 05h00 e fui a Itapuã comprar pititinga. Como os barcos estavam demorando de chegar, desisti e usei uma pititinga pré-histórica que estava no freezer. Clique aqui para ver como congelar a pititinga.

Saímos daqui de casa as 08:00 horas, eu, Lindinalva, Ana Luiza e Bruno. Paramos no supermercado em Lauro de Freitas e compramos camarão, cerca de 250 gramas para cada dia, para cada um.

Chegamos em Sítio do Conde, na pousada Hawai, por volta das 10h15min, saímos com tempo de folga e viajamos tranquilos. Fomos recepcionados pelo simpático Seu Edi, proprietário da pousada. Dona Vilma, sua esposa, tinha ido à igreja. A Pousada Hawai tem acomodações boas a um preço justo, com ar condicionado, frigobar e tv e excelentes toalhas e roupas de cama. Clique aqui para acessar o site da pousada.

Almoçamos na pousada e as 11h30min fomos ao local do sorteio, em Curral Falso, há cerca de 3 quilômetros da pousada. O sorteio aconteceu as 12h10min e reservamos 3 setores para os pescadores que estavam a caminho e fizeram contato telefônico, o Juca, o Alessandro e o Gustavo que só chegaram por volta das 13h30min. Veja na foto do sorteio, abaixo, o quanto o dia estava belo.
A grande notícia do dia foi a volta do Guilardo, presidente do Clupesal, depois de uma longa ausência. O Guilardo é sempre apaixonado, inclusive pela pesca, e é um verdadeiro ícone na pesca de praia. Sou um grande aficionado e incentivador da pesca de praia, mas o Guilardo é muito mais que qualquer outro que já conheci. Sua receptividade e incentivo aos novos pescadores são excepcionais e lembro da boa acolhida que tive em 2006 no clube, de todos e principalmente dele. Ave Guilardo, os que querem aprender te saúdam.
O dia esta realmente muito bonito, mas exigia proteção extra e o Vicente, com hiper sensibilidade na pele do rosto, não brincou com os raios ultra violeta usando um boné de super proteção que presenteamos a ele. Uma outra unidade deste boné está aguardando um casal de sobrinhos nossos que virão da Alemanha este mês (-7 Cº a temperatura na Bavária).
As 13h15 disparamos os foguetes e teve início a pescaria. Fiquei na raia 9 e o Bruno na 11. Na 8 ficou o Adelson e na 10 o Pernambuco.

Os peixes não estavam por perto e durante todo o tempo tive que lançar longe e os peixes foram aparecendo. De minha raia eu via o Bruno tentando lançar longe e sua linha estourando a cada arremesso. Mais tarde, na pousada, conversamos e aconselhei ele a usar um líder (ou leader) que é uma linha mais grossa antes da linha principal para poder resistir as "pancadas" que ele estava dando. Para saber mais sobre líder e arranques progressivos, clique aqui.

As 17h15mim encerramos o primeiro dia e fomos para a pousada fazer a pesagem. E foram muitos peixes.

O Aloysio se deu bem e capturou 5,515 kg de peixe (o cara tá pescando muito!!!) e ficou com o primeiro lugar neste dia. Eu fiquei em sétimo e o Bruno, amargando um sapato, ficou em último.
Ao final do dia foram pescados quase trinta quilos de peixes e o montante para a doação feita pelo André foi a da foto abaixo, onde predominavam peixes bons de mesa, tais como as carapebas (muitas), paratis e betaras. Praticamente não tinha bagres.
Findo o dia, jantamos e tomamos o café da noite na pousada. Comemos uma carne de porco preparada por Lindinalva. Outros pescadores também jantaram na pousada ou foram para a praça de Sítio do Conde.
No segundo dia acordamos as 05h00 e as 05h30min tomamos o excelente café da manhã da pousada Hawai. Fomos para a praia e a pescaria começou as 07h30.

Fiquei na raia 17 e os peixes estavam sumidos e os que apareciam estavam distantes. Os poucos que peguei, sete, foram capturados longe. Por sorte domei a vara Sumax Surf Coast e com uma chumbada de 125 gramas estava arremessando a cerca de 100 metros usando uma carretilha Sumax. Na verdade peguei 8 peixes, mas um deles foi um tubarão martelo de cerca de 40 cm e consegui soltá-lo ileso. Ficou só uma foto tirada pelo Pernambuco, mas ainda não enviada para mim.

E o Bruno, como foi? Iniciou o dia muito mal, pois o líder que colocamos, da linha marca Traíra, de pouca memória, escorregava pelo carretel do molinete, um Mariner Beta 600, e enrolava no eixo do molinete. Com a ajuda dos "tutores" André Barbosa e Adelson, retiraram o carretel e desenrolaram a linha e o Bruno voltou a pescar. O problema que ocorreu com ele está relatado aqui no blog e clique aqui para ver.

Mas o Bruno deu a volta por cima e capturou, dentre outro peixes, essa bela arraia, que teve o ferrão retirado com muito cuidado.
O peso da arraia foi "conferido" pelo André Barbosa.

As 11h30min o foguete foi disparado e fomos para a pesagem. Peguei apenas sete peças e permaneci em sétimo lugar.

Em quinto lugar ficou o Belo Júnior, na foto com a Sabrina.
Em quarto ficou o Adelson, que recebeu a medalha do Marcelo.
Em terceiro, mesmo chegando atrasado no primeiro dia e atolando o carro no segundo, ficou o Juca e recebeu o troféu das mãos do Guilardo.
Em segundo, fazendo barba e cabelo, pois levou a medalha da maior quantidade (48 peças) ficou o Deco Loureiro e recebeu troféu e medalha das mãos de Vanesca. Este é outro que tá pescando muito!!!
E em primeiro, o Aloysio que recebeu o troféu das mão da Mirian.
O Alessandro Gentil recebeu também do Gustavo e do Juca o troféu de primeiro lugar e a medalha de maior quantidade referente a Etapa de Sauípe, a primeira.
E o Bruno? Por ter capturado essa bela arraia mostrada pelo Joel....
....em uma clara lição de que em pescaria temos que ser persistentes, levou a medalha do maior peixe da etapa, entregue por Ana Luiza.
As fotos são do Guilardo, Miriam, Ana Luiza e Aloysio.

Para ver mais fotos dos albúns da etapa, preparados pelo Aloysio, clique aqui e aqui


2 comentários:

  1. Mais um belo relato, Milton!
    Esta etapa foi muito boa, pois tudo colaborou. Principalmente o tempo e a presença de grandes amigos. Foi ótimo.
    Já estou me preparando para a próxima.

    Grande abraço,

    Juca

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Juca. Seu retorno aos torneios foi uma ótima notícia.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.