quinta-feira, 21 de abril de 2011

Encastoar (Empatar) Anzóis Pequenos


Isso sempre foi um "drama" para mim.

Quando os torneios são em dupla, não me preocupo, pois o parceiro Marcelo faz isso com maestria. Mas agora, com o Marcelo afastado e com os desempenhos pífios que venho tendo no últimos torneios resolvi que tenho que encarar.
Os anos passados na Escola Parque, aqui em Salvador, deram-me a habilidade de um artesão, já que a escola encravada entre os bairros mais pobres da Salvador das décadas de 1950/60, preparava (prepara) os alunos para serem artesões (sapateiros, carpinteiros, funileiros, oleiros, alfaiates etc) em seus bairros. Eu mesmo sou sapateiro, marceneiro e encadernador, desde os 10 anos de idade, e julgo que possuo uma boa habilidade manual. Mas lidar com esses minúsculos anzóis excede em muito a minha capacidade.


Mas como tenho que encher meus dias de convalescente, aproveitei para tentar aprender.

Fiz uma busca e encontrei aqui no gabinete um dispositivo para encastoar anzóis que eu tinha comprado há algum tempo. É o dispositivo preto, que está acima dos envelopes de anzóis Akita, na foto acima.

Achei também seu manual, mas ele parece uma piada de mau gosto que um manual. Veja a reprodução ao lado e imagine que além de tudo é em em papel tipo seda, bem fininho. Talvez para quem leia mandarin ele seja bem explicativo.

Não entendendo "lufas" de como usá-lo, recorri ao Google e tive uma grata surpresa: Encontrei diversos vídeos sobre como usar o dispositivo e selecionei os dois que reproduzo abaixo.




Note que no vídeo de baixo o anzol é menor e a técnica um pouco diferente.

Parabéns aos seus autores por compartilharem abertamente sua criação que me permitiram aprender a encastoar até anzol Akita 1, facilmente.


4 comentários:

  1. Milton, Já tinha visto este dispositivo numa viagem, porém não conhecia sua praticidade. Diante a demora na minha recuperação, acho que cou providenciar um o mais breve possível. Agradeço pela dica. Abraço, André Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Milton:
    Esse "drama" nao eh soh seu nao... Nao tenho a menor habilidade e paciencia pra ficar encastoando esses anzois "unha de gato". Agora lhe pergunto: Aonde foi que vc. comprou esse dispositivo??? Foi pela internet??? Qual o nome dele???

    []'s
    marcelo fontes

    ResponderExcluir
  3. Grande Marcelo, obrigado pelo comentário: O preço não é caro, mas leva cerca de 40 dias para chegar por aqui. E lembre-se, só compre nesses tipos de site se você tem o Pay Pal, ou use o de um conhecido: http://www.focalprice.com/HL435B/Portable_Manual_Tie_Hook_Device_Fishing_Tackle_Black.html?SSAID=447047 e

    ResponderExcluir
  4. André, já mandei busca um para você.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.