terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alvey Side Reel - Equipamento Inusitado

Por Milton e Juca Júnior

Inusitado, significa inesperado ou pouco usual. É o caso deste equipamento, continuando a postagem sobre equipamentos esquisitos e não usuais.

Você já pensou em pescar com um equipamento que lança como um molinete e recolhe como uma carretilha? E que além disso tem um carretel de quase três vezes o diâmetro dos carreteis dos molinetes mais usuais?

Comparativamente, o carretel do Alvey Side Reel para surfcasting é mais de duas vezes o diâmetro de carretel de um Daiwa Emcast 6000, considerado um "molinetão". Compare na figura abaixo, onde os equipamentos estão proporcionais entre si.


O Alvey Side Reel, ou "Molinete de Lado do Alvey", em uma tradução livre, foi inventado em 1920 por um australiano de nome Alvey que queria ter em um equipamento com muita linha, um longo arremesso com iscas grandes e pesadas e um rápido recolhimento, este último muito importante para a pesca de costão, em cima de pedras, onde a rapidez do recolhimento é fundamental para se trazer a chumbada e o peixe próximos à superfície, sem prender nas pedras.

Apesar de desenvolvido para a pesca de costão, é bastante usado em pesca de praia com varas que vão até 4,80 metros de comprimento, normalmente de ação lenta. Na internet há relatos de lançamentos com este equipamento em até 360 jardas, cerca de330 metros.

Este post foi estimulado pelo Juca Júnior, pescador do Clupesal e dono da comunidade Pesca de Praia, no Orkut, quando me enviou o vídeo cujo link está abaixo. Os vídeos seguintes, obtive na NET.

Para ver o vídeo enviado pelo Juca, cujos proprietários permitem o link mas não a incorporação em outras páginas, clique aqui. Notem os sapatos dos caras e a manobra que fazem no equipamento para lançar e recolher. Chama a atenção também o anzol, ou conjunto de anzóis, em uma montagem parecida com a que usamos quando a isca é pititinga boca de galo acima dos 12 cm.

Os vídeos de pesca de praia com o Side reel cujos proprietários permitem incorporação estão à seguir. No segundo vídeo tem a "batida" do peixe, aos 1`15`` , o momento mais esperado em uma pescaria.



E como é o equipamento internamente, detalhadamente.
Os preços dessses equipamentos vão de USD $ 50.00 até USD $ 300.00 e podem ser comprados na Europa e nos USA, além da Austrália. A página do fabricante com os equipamentos destinados ao surfcasting está à seguir.




3 comentários:

  1. Grande Milton,
    Vc foi buscar todos os detalhes. Uma pesquisa completa que deixou o post bastante informativo.
    Fiquei surpreso ao ver pessoas pescando na praia com esse equipamento.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Segue um vídeo brasileiro com uso de carretilha Alvey:

    http://youtu.be/ESMPf97SY2U

    Aliás, sou eu mesmo, he he he he.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.