terça-feira, 15 de outubro de 2013

Surfcasting - Lançamento de quase 300 metros

Um interessante canhão para lançamento de iscas.

24 comentários:

  1. Onde será que encontro esse canhão para comprar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fabricando. A importação teria que passar pelo crivo do Exército e ficaria caríssima.

      Excluir
  2. Miltão, desenterrando esse antigo post, pensando em como está desanimador os resultados das pescarias de praia, será que não canseguiriamos fazer um canhão desses?

    Abraços,
    Elson!

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Elson. Dificil é achar algum local só na areia, em possamos lançar sem se preocupar com a linha prender em pedras e até em lixo. Talvez só com bóias.

    ResponderExcluir
  4. Fiz um com extintor de CO2. Este extintor aguenta mais de 700 psi e para lançamento da chumbada bastam 100 psi. Não medi mas penso que o arremesso ultrapassou 200m. Materiais: 1 extintor de CO2 de 8kg; 1 válvula rosqueável de pneu sem câmara (fazer um furo na parte de baixo do extintor); 1 registro de água tipo bola (40mm); 1 luva de ferro de 40mm para ser soldada no extintor (solda mig - retirar o bico original); 2 niples (1 rosqueado na luva de ferro e na válvula; o outro na válvula e numa luva tigue de 40mm (1 lado rosqueável e o outro soldável); 1,5m de cano de 40mm (encaixado na luva, parte soldável). No mais, uma bomba de ar que suporte uns 160 psi e que contenha manômetro. Obs.: a chumbada e os anzóis (2 no máximo) devem ser congelados em tubos de 40mm de mais ou menos 10cm de comprimento. Aí é só partir pro abraço, digo, pros peixes maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO SO RUIM O FATO DE CONGELAR A ISCA PRA TRANSPORTAR DEVE SER RUIM .

      Excluir
    2. Estou construindo uma válvula que serve para todos os extintores.
      Mas o ideal é utilizar um cilindro de extintor novo zerado que nunca tenha sofrido o de receber pressão por um determinado tempo e desconhecido e sofrido choques e impactos quando carregado ou com carga.
      Um reservatório "cilindo"desconhecido pode haver micro fissura, e somente detectado por raio X ou por câmara de testes apropriado.
      Um simples desconhecimento de cuidado pode levar a uma explosão, um acidente grave e a morre do operador e pessoas próximas.

      Excluir
  5. Fiz um tb com conexões tipo CPVC, contudo, saiu caro: uns 900 reais. Pra quem interessar é só contactar que mando o esquema completo com fotos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal. Se puder me mandar as fotos. adamoeng@gmail.com
      Abraço

      Excluir
    2. Avila boa noite gostaria de receber o esquema Osvaldojeronimo@gmail.com
      Grato

      Excluir
  6. ÁVILA CANTO TEM COMO ME PASSAR O MATERIAL PRA FAZER OS DOIS CANHAO TANTO O DE PVC COMO E DE EXTINTOR AE VAI MEU EMAIL E O ZAP diegoferreirateodosio@gmail.com 85988085730

    ResponderExcluir
  7. Fiz um lançador de chumbadas utilizando cilindro de extintor de 8kg (tem que fazer um adaptador de rosca no torneiro para fixar o registro de gaveta), um registro de gaveta de 50mm de PVC, e dois pedaços de canos de 40mm de 80cm cada em PVC. Para encher uso compressor portátil ligado no acendedor de cigarros. Manômetro a 60 PSI é suficiente para lançar uma chumbada de 170gr a 200m. Utilizo como bucha um pedaço de 4cm de taquara seca tampada com rolha e colada.Problemas encontrados: pescar no mar o vento não pode estar contra e nem o mar correndo, senão a chumbada acaba na praia logo após o lançamento. Isca só artificial ou congelada em tubos, pois outra isca se perde no lançamento. Usar só molinete de grande capacidade de linha de no mínimo 050 de alta qualidade e com memória próxima a zero. Linha de arranque tem que ser 0,80 e de preferência de fluorcarbono. Não consegui até agora usar chumbada garatéia. Se alguém souber como, que dê a dica. Me custou uns R$ 300,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha vc pode reduzir o cano para 32 mm usando um registro de 3/4 e usar um adaptador de 25/32mm usar um cano de 32mm e para as chumbadas usar pedaços de cano (branco/rosca) de 1/2 polegada.
      Derrete o chumbo preenche o pedaço do cano já com o arame dentro, a chumbada fica perfeita, corre sem problemas dentro do cano de 32 mm.
      O peso varia de quanto voce vai usar, dependendo do dia, se a maré esta correndo forte etc... mais uma chumbada de uns 250g já seja suficiente.
      E quanto a linha da vara de pescar, ao meu entender, qualquer linha pode ser usada, só tenho cuidado é com a linha que vem do cano de lançamento,uso linha 60 somente, e faço a união com a linha da vara com distorcedor em forma de T podendo colocar uma ou duas iscas.
      Muitos dizem que colocar linha mais forte é o correto, eu coloco a linha da vara com linha 28 e nunca deu problema,o lançamento se bem feito, não tem problema algum, e até lança mais longe por ser a linha mais fina.
      Espero ter ajudado. O canhão que fiz ficou um pouco diferente dos demais, porque usei os canos mais finos, devido a dificuldade das chumbadas. E assim com o cano de 1/2 facilitou em muito os lançamentos,devido ser bem mais simples a feitura das mesmas. Espero ter ajudado e contribuído.

      Excluir
    2. Cara consegue. Me mandar fotos e matérias que usou para fazer lançador. Almeidafalcao@Gmail.com

      Excluir
  8. Sr Milton eu aqui tambem construi um lançador de chumbadas com o tubo de lançamento de 40 mm tipo esgoto. A solução por mim encontrada para o lançamento por incrivel que pareça é utilizar um frasco de NEUTROXhttp://drogariaspacheco.vteximg.com.br/arquivos/ids/199977-500-500/7891176111040.JPG.jpg Peguei este frasco enchi ele com cimento, e a guia tampei deixei secar uns dois dias, o peso ficou na faixa de 200 gramas o que foi ideal para o lançamento, já que o frasco se aproxima muito da forma "original" ou seja congelar o peso e a isca.
    Usei na saida do tubo dei espaço de uns 10 cm coloquei um distorcedor em forma de T ligando a linha do tubo a linha da vara e as iscas.
    Espero ter ajudado , em tempo o Neutrox se acha em qualquer farmacia ou supermercado, o preço uns R$ 2.50 o que valhe a pena o utilizar este peso pelo custo/beneficio e ainda contribuir para nao poluiçao do mar com chumbo. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal amante da pesca montei outro lançador de chumbadas com cano de 75 mm em pvc marrom a diferença primordial para outros lançadores, foi a chumbada que bolei. Como o cano de saída das chumbadas eu fiz com um cano de 32mm, então eu usei como chumbada um cano de 1/2 polegada branco, eu o enchi com aproximadamente 200 gramas de chumbo. Fica perfeito devido que o diâmetro da chumbada se encaixa perfeitamente dentro do cano de 32mm e assim na hora do lançamento fica perfeito, cheguei a lançar possivelmente uns 250 metros. O custo beneficio desta chumbada é muito grande, devido ao preço do cano, e o chumbo depende do valor da compra. Eu cravei duas chumbadas piramide dentro do tubo de pvc,se bem cravadas, elas não saem na hora do arremesso. E o custo fica bem abaixo dos valores que vendem na internet. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. ola avila tem como me mandar o esquema do canhao marcelodecardoso@terra.com.br. obrigado

    ResponderExcluir
  11. Snr. Ávila Canto, se me puder enviar o esquema do canhão, ficarei muito agradecido. pu7kcg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, estou a procura de um fabricante do canhão lançador de chumbadas para pesca, porém não não consigi encontrar um. Será que alguém poderia me indicar um fabricante de confiança? Agradeço a Colaboração.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde meu nome e Carlos gostaria de pedir a gentileza de alguém aqui do site o esquema do canhão no passo a passo . Alguém pode me passar ? Obrigado meu email é ca.rojer47@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.