domingo, 13 de abril de 2014

Robalos na Hélice - Rio Subaúma

Não da hélice do motor, e sim na isca de hélice :-)

Da última vez que pescamos no Rio Subaúma em grupo de seis caiaqueiros, nosso anfitrião Jorge Barreto, o "dono do subaúma"  ficou desolado com a total falta de peixes e de ações. Apenas o Guimarães que investiu em iscas de fundo e no JIG, fez duas capturas. O agradabilíssimo dia com a turma, e mais as "tiradas" do JB, uma figuraça, compensaram a falta de peixes.

Entrada do rio.


 A turma


Naquela oportunidade o Jorge tinha me dito que os robalos estavam com o comportamento mudado e estavam atacando mais na superfície. Até tentei com zaras e poperes mas como não tinha peixes, quase que não tive ações.

Na sexta feira, 11, o Jorge avisou que a água estava limpa e me convidou para pescar no sábado. Lembrando da dica dele, tirei a poeira de algumas iscas de hélice e levei comigo.

Não podia ter feito coisa melhor. O rio estava infestado de cabeçudinhos (xaréus jovens) e foram muitas ações. Mesmo usando uma charutinho de 7 cm, os bichos atacavam para valer, embora a garateia enorme para eles permitisse poucas capturas. Acho que fiz umas oito capturas, todos soltos, a exceção do maior.




Mas a surpresa ficou por conta dos robalos versus hélice. Eles não resistiam ao trabalho da hélice. Foram três de bom tamanho e outros dois menores. Uma surpresa para mim.


O Jorge, com arremessos precisos e com conhecimento de cada cantinho do rio, capturou quatro robalos de bom tamanho e soltou vários cabeçudinhos, usando basicamente uma stick.

Deixei a isca com o Jorge, ele vai pescar hoje novamente. Assim verificaremos se o sucesso da hélice foi uma coisa pontual, ou se ele é mesmo a preferida pelos robalos do Subaúma.


Na saída, confirmando a previsão do Winfinder, ventos que deviam ser de mais de 25 km/h. Hô enjoo retado!!!




2 comentários:

  1. Grande mestre Milton, já estava com saudade de ler suas publicações aqui no blog.
    Parabéns pela pescaria.
    Preciso voltar lá no Subauma, a última pescaria lá os peixes deram " no show"

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto, estou voltando a postar depois de decisões difíceis tomadas.
    Naquele dia a água estava muito suja e por isso os peixes sumiram. No sábado, a visibilidade era de mais de um metro e os peixes apareceram.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.