domingo, 27 de abril de 2014

Pescaria em Itacimirim, Rio Pojuca

Pescaria com o Amigo Roberto Martins em Itacimirim, Rio Pojuca. Muitos ataques e capturas, mas todos foram soltos. Fotos e vídeos by Roberto Martins.


sábado, 19 de abril de 2014

Caçando Robalos

Costumo dizer aos amigos que com isca artificiais, no pincho,  "não se pesca robalos, se caça robalos".

Nesse clip do programa Pesca Alternativa, o grande pescador Nelson Nakamura dá bem o exemplo de minha assertiva. A gravação foi em Iguape, Litoral de São Paulo.



Você pode assistir o vídeo original completo (36 minutos) aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Jo86JMlq4-s



domingo, 13 de abril de 2014

Robalos na Hélice - Rio Subaúma

Não da hélice do motor, e sim na isca de hélice :-)

Da última vez que pescamos no Rio Subaúma em grupo de seis caiaqueiros, nosso anfitrião Jorge Barreto, o "dono do subaúma"  ficou desolado com a total falta de peixes e de ações. Apenas o Guimarães que investiu em iscas de fundo e no JIG, fez duas capturas. O agradabilíssimo dia com a turma, e mais as "tiradas" do JB, uma figuraça, compensaram a falta de peixes.

Entrada do rio.


 A turma


Naquela oportunidade o Jorge tinha me dito que os robalos estavam com o comportamento mudado e estavam atacando mais na superfície. Até tentei com zaras e poperes mas como não tinha peixes, quase que não tive ações.

Na sexta feira, 11, o Jorge avisou que a água estava limpa e me convidou para pescar no sábado. Lembrando da dica dele, tirei a poeira de algumas iscas de hélice e levei comigo.

Não podia ter feito coisa melhor. O rio estava infestado de cabeçudinhos (xaréus jovens) e foram muitas ações. Mesmo usando uma charutinho de 7 cm, os bichos atacavam para valer, embora a garateia enorme para eles permitisse poucas capturas. Acho que fiz umas oito capturas, todos soltos, a exceção do maior.




Mas a surpresa ficou por conta dos robalos versus hélice. Eles não resistiam ao trabalho da hélice. Foram três de bom tamanho e outros dois menores. Uma surpresa para mim.


O Jorge, com arremessos precisos e com conhecimento de cada cantinho do rio, capturou quatro robalos de bom tamanho e soltou vários cabeçudinhos, usando basicamente uma stick.

Deixei a isca com o Jorge, ele vai pescar hoje novamente. Assim verificaremos se o sucesso da hélice foi uma coisa pontual, ou se ele é mesmo a preferida pelos robalos do Subaúma.


Na saída, confirmando a previsão do Winfinder, ventos que deviam ser de mais de 25 km/h. Hô enjoo retado!!!