domingo, 26 de abril de 2015

"Test Drive" de Caiaques Lontras - Rua K



Minha relação com caiaques começou graças aos amigos Juca e Alessandro Gentil. Recebo agora a notícia que o Juca e a Caiaque Lontras, a fabricante do caiaque Barracuda, o mais versátil, resistente e estável caiaque nacional, promoverão um Test Drive na Rua K, em Itapoã, dia 16/05/2015, à partir das 05h00 até ás 09h00.

O Juca convidou alguns ícones do Caiaque Fishing Baiano que falarão sobre o uso do caiaque, desde o armazenamento, o transporte, até o uso como embarcação de pesca. 

Como penso em trocar o meu Barracuda por um Lontrinhas PróFish, aderindo assim ao conceito do "caiaque pocket", àquele que você rapidamente e sozinho você carrega no carro e praticamente entra em qualquer lugar para passear ou pesca, como alternativa aos dias em que as qualidades do meu grande e pesado Hobie Outback mais atrapalham que ajudam, como nas aventuras de descida de rios, locais rasos e/ou com muitas pedras. Não que o barracuda com apenas seis quilos há mais não seja adequado, e sim por causa dos meus quase 60 anos, onde esses "quilinhos" à mais (meus e do caiaque) já fazem diferença :-).

Se o Hobie com bateria e sonar pesa quase 40 quilos, o Lontrinhas mesmo com sonar e bateria pesará apenas 22 quilos, quase a metade, mas sem perder resistência. A diferença de tamanho também é significativa, mas o projeto de casco mantém uma das mais importantes características dos Lontras, que é o tracking. Você não liga muito ou procura saber o que é o tracking até você ter uma embarcação sem tracking. Um caiaque sem tracking "rebola" ao ser remado e fica totalmente bobo quando submetido às correntes e aos ventos.

Para ter uma idéia da diferença de tamanho do Lontrinhas para os dois caiaque que tenho, coloquei na mesma escala o Outback, o Barracuda e o Lontras ProFish e farei o TD com a decisão praticamente tomada,pois o cockpit do Lontrinhas é igual ao do Barracuda e mais espaçoso que o do Outback.








8 comentários:

  1. Amigo, bela matéria, mas gostaria de saber sua opinião: entre o barracuda e o lontrinhas, qual seria mais resistente para descer rios com algumas corredeiras e impacto com pedras? Lucas Lorenzet Canci

    ResponderExcluir
  2. Olá, os dois são os mais resistentes caiaques nacionais, mas são voltados primordialmente para a pesca. O que definirá qual é o ideal entre o Barracuda e o Lontrinhas é seu peso: Até 90 quilos, o Lontrinhas, mais de 90 quilos o Barracuda. Agora se for unicamente para descer corredeiras, o que é chamado de "água Branca", os caiaques a seguir são adequados a essa atividade e esqueça os de pesca para água branca. http://loja.aguasolo.com.br/products/CAIAQUE-JACAR%C3%89-(corredeiras).html e http://www.hidro2.com.br/produtos/2013-04-11-19-53-04/aguas-brancas/jackson-kayak-karma-detalhes.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Parabéns pela matéria!!
    Estou querendo um caiaque para passeio na represa! (Jurumirim), qual vc recomendaria? Achei muito legal o Barracuda e o Hunter, não tenho interesse em pesca, vi que alguns permitem q vc instale velas!
    Renê Saboia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Hunter é mais leve e está com uma boa cadeira, mas não tem tão boa remada quanto o barracuda, que é também mais resistente. Se a remada for longa, mais de 4 quilômetros, prefira o Barracuda, se não, veja qual é a maior base instalada em sua região (qual dos dois tem mais), e faça a escolha. Se mudar de ideia, tendo o caiaque mais usado, você vende fácil.

      Excluir
  4. Olá amigo, bela matéria, adquiri meu lontras pró fish essa semana e vou estrear ele dia 21 agora, feriado de Tiradentes em Borborema SP, e aproveitar pra tentar alguns tucunas, estou ansioso para esperimentar o desempenho do lontrinhas!

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima escolha, pois mesmo com vento e correnteza, você poderá posicionar-se facilmente para os arremessos de precisão, sem ficar sendo arrastado de lado e ao sabor do vento.

    ResponderExcluir
  6. Olhando nas figuras dos caiaques( Barracuda e Lontras), fiquei curioso,o barracuda é bom na remada distante e o lontras é igual no formato só um pouco menor, ele o lontras também tem o mesmo desempenho que o barracuda na remada longa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassio. A rigor, os caiaques de pesca não se prestam para as remadas longas, as de aventura. Se a intenção for apenas passeio, sem pescar, prefira os caiaques oceânicos que rendem infinitamente mais na remada, proporcionando vencer grandes distâncias em rios, lagos e mares confortavelmente. Considerando que a intenção seja pesca, a especialidade do Barracuda, do Hunter e do Lontras e agora do Tropical Fishing (O "Lontrinhas" da Brundden Nautica), a maior vantagem dos caiaques da Lontras são a resistência (queda, quebra, furos, não deformam ao sol) e a manutenção do rumo (tracking), o que proporciona um remar um pouco mais confortável e um posicionamento preciso para a pesca com arremessos de precisão. Já o Hunter e o Tropical são mais leves e têm uma capacidade de carga um pouco maior e vão muito bem em locais de pouco vento e correnteza. O mais generalista deles é o Barracuda, vai razoavelmente bem em tudo e na hora da troca por um caiaque especialista para o que você mais pratica, de maior valor, vende fácil, tem uma boa liquidez. Veja http://www.milpesca.com/2015/12/tal-caiaque-e-bom.html

      Excluir

Obrigado por seu comentário.