caiaque bahia

caiaque bahia
Visite o Caiaque Bahia - clique na imagem

sábado, 9 de janeiro de 2016

Bomba de Porão (Bilge Pump) automática, portável, para caiaques Hobie.



Recentemente o caiaque de um colega começou a fazer água quando este estava afastado da costa. A tranquilidade foi importante para que ele chegasse em segurança à praia alternando a remada com o esgotamento manual da água. O casco tinha um defeito oculto e foi trocado pelo fabricante.

Um outro colega, também no mar, teve o caiaque inundado devido a perda de uma borracha de vedação de uma escotilha, e chegou a praia com o caiaque inundado.

Há alguns anos acessei uma matéria de um oficial da Guarda Costeira estadunidense (clique aqui para ver) onde ele mostrava a instalação de uma bomba de porão elétrica de acionamento manual funcionando em conjunto com uma bóia de acionamento em um caiaque. Até achei exagero, mas não esqueço do grito de Chico Lisboa em uma noite escura na II Descida do Rio Jacuípe: "Paulo, estou afundando!!!". Esse fato do Chico e os fatos narrados acima mostram a necessidade de tal artefato. Mais recentemente, encontrei também sistema semelhante, mas que seu autor utilizava o porta varas para a saída de água.

Procurei uma bomba automática no mercado nacional e assustei-me com os preços, o que me obrigou a comprar no exterior, a um preço bem em conta, cerca de R$90,00 reais, uma bomba poderosa de quase 3000 litros por hora e de qualidade excelente. Ao concluir essa matéria, o colega Otávio Calmon, me informou que já tem a preços bem melhores nos sites de leilões nacionais, praticamente o preço que se paga se a Receita Federal cobrar os impostos de importação.

A lista de material para quem quer montar uma para o caiaque Hobie, de forma que sirva em todos os modelos da Hobie, está abaixo. Alguns materiais não chegaram, como a válvula de retenção que impede a entrada de água pela saída, os conectores e o switch de três posições waterproof, então fiz a montagem com materiais que tinham aqui para substituir depois.   

Sistema semelhante pode ser montado em qualquer caiaque de forma simples se a bomba for simplesmente colada na parte mais baixa do casco e interligada no modo automático a uma fonte de energia de 12V, como a bateria do sonar, por exemplo. Mas atenção, são 3A! Uma bateria de 7Ah, dessas de nobreak, mal dá para uma hora de funcionamento.

A seguir o vídeo do sistema:



Lista de Material para a bomba portável automática

1- Bomba de porão com bóia automática                                                           160,00 (taxa inclusa)

2- Caixa para bateria de 12V 7Ah                                                                        90,00 (mandar fazer)

3- Bateria de 12 V 7 aH                                                                                       99,00 (frete incluso)

4- Porta Fusível a prova dagua (5A)                                                                     4,00 (frete incluso)

5- Chave de três posições a prova dágua                                                            4,00 (frete incluso)

6- Válvula de retenção 12mm                                                                              6,00 (frete incluso)

7 – Conectores waterproof                                                                                  30,00 (frete incluso)

8 – 1 metro mangueira jardim 12 mm                                                                  2,00

9- 10 fitas de amarrção “amarrilho”    7 cm                                                         2,00

10 – Silicone em bisnaga


11- Conectores para borne bateria 7 AH                                                            4,00

12 – 30 cm lãmina de alumínio 2 cm largura 2 mm espessura                        5,00


Um comentário:

Obrigado por seu comentário.