caiaque bahia

caiaque bahia
Visite o Caiaque Bahia - clique na imagem

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Perda de rendimento no Mirage Driver

Nos caiaques da HobieCat, os remos foram substituídos por pás acionadas não mais com os braços e sim com as pernas, grupo muscular bem mais poderoso, o que permite mais torque e maior velocidade, principalmente pelo pequeno espaço de tempo entre o acionamento das pás (barbatanas, no caso). 

O sistema é baseado em biomecânica, sendo o pinguim, a foca e o lobo marinho os inspiradores. O sistema disponibiliza tanto torque e de forma imediata que dois remadores em um caiaque convencional  não conseguem puxa-lo em um "cabo de guerra".
Resultado de imagem para Hobie MirageDrive Underwater

Essa unidade propulsora é denominada pela Hobie de "Mirage Driver" e a Hobie é proprietária da patente. 

Resultado de imagem para Hobie MirageDrive UnderwaterResultado de imagem para hobie mirage drive
Nos modelos 2017, os Mirage Drive incorporação a capacidade de reversão (marcha a ré) sem que o pedal tenha que ser retirado e recolocado ao contrário, bastando acionar uma alavanca. 

O meu ainda é modelo 2015 e é justamente ele que apresentou baixo rendimento na última pescaria que fiz, o que me levou a examiná-lo minuciosa e detidamente. 

Embora a uma primeira vista estivesse perfeito, uma comparação com uma outra unidade que possuo mostrou que as barbatanas estavam cerca de 5 cm para trás, e ao retirar as hastes que dão rigidez à barbana não tive dúvidas: estavam empenadas. Como o empenamento aconteceu simetricamente entre as duas barbatanas,  a percepção do empenamento sem retirar a a haste não foi tão fácil.   

Após trocar as hastes por hastes novas (gentilmente fabricadas por Roberto Martins da Regenerauto) e para  "gabaritar" para inspeções futuras, passei um fio pelo centro do MD e efetuei a medida de quanto a primeira haste fica em relação ao centro. Veja abaixo. 
   























Se a ponta interna do primeiro FIN (turbo) não estiver afastada do eixo do Mirage driver aproximadamente uma polegada (cerca de 2,5 cm), suas hastes estão empenadas.   

Caso a barbatana do seu MD seja a FIN e não a TURBO FIN, a medida deve ser de 2 cm.

Uma outra indicação de empenamento é o espaço entre a barbatana e a peça onde a haste é enroscada que deve ser o menor possível. 
Verifique o seu, pois a perda de performance é bem notável e pode ser decisiva no conforto em uma remada HARD contra vento e correnteza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.