segunda-feira, 9 de julho de 2018

Pedal Mirage Drive da Hobie em outro caiaque



"Grande acontecimento na ICAST 2018"

Fui avisado pelo amigo Gustavo Peruko, uma lenda no caiaque fishing brasileiro, da existência de um vídeo no canal do Zoffinger, um youtuber com mais de 135 mil inscritos em seu canal, que mostrava um caiaque da Pelican com um Mirage Drive da Hobie. 

A Pelican é um fabricante presente no Canadá e nos USA que produz caiaques de polietileno por termoformagem, um processo diferente do usual de rotomoldagem  e que consiste em, sob calor, prensar e moldar duas folhas de plástico, geralmente reciclado, o que resulta em um caiaque bem mais leve e mais resistente e sem as falhas de espessura que geralmente ocorrem no processo de rotomoldagem. Clique no link a seguir para saber mais:  www.pelicansport.com

No vídeo, Zoffinger informa que a ótima novidade estará na próxima ICAST, uma famosa feira sobre pesca que se realiza nos USA e que começa essa semana. O ICAST 2018 será realizado de 10 a 13 de julho de 2018 no North / South Concourse, no Orange County Convention Center, em Orlando, Flórida.

No vídeo se nota que o sistema utilizado é praticamente igual ao da Hobie, as mudanças são mínimas e a maior na cor do componente, o que até me leva a supor a um fornecimento ou licenciamento da Hobie e até mesmo em uma composição entre os dois fabricantes, pois se o casco do Compass fosse feito por termoformagem seria realmente muito mais leve do que é. 

A seguir um clip resumo do Vídeo do Zoffinger




Eis o vídeo completo

Mas e a patente da Hobie? 

A patente da Hobie para o Mirage Drive convencional, sem a reversão, expirou em 30 de julho de 2017, ao completar 20 anos de existência. A patente era a de número US 6.022.249. Clique aqui para ver.

O pedal de meu Outback 2015 trás a indicação dessa patente em sua plaqueta de número de série.

Já a patente para o MD 180 só expira em 2036, é a  US 9981726B2, clique aqui para ver. 

Curiosamente, nos meus MDs, um Glide e o outro 180, as plaquetas têm a mesma informação de patente, 




A Hobie tem espaço para melhoria para o rastreamento de produto e esse deve ter sido mais um caso de erro de identificação. Recentemente foi entregue um caiaque nos USA  sem número de série o que fez o proprietário reclamar veementemente. 

US9981726B2
Concessão dos EUA

US9981726B2

Concessão dos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.