sábado, 18 de julho de 2009

Carretilha de Perfil Baixo Para Surfcasting


Desde que tive o prazer de usar uma carretilha venho procurando a carretilha ideal para a pesca de praia.

Fiquei maravilhado com o uso do equipamento, a carretilha, e minhas maiores restrições ficaram todas apenas associadas a velocidade de recolhimento da linha. Clique aqui para ver os posts dos dias 22/06, 24/06 e 26/06










Tenho desde então procurado a carretilha ideal para uso no surfcasting e estava sempre pensando em uma carretilha de perfil alto, também chamado de perfil redondo, pois as de perfil baixo estão sempre associadas à pesca em rios e lagos.

As carretilhas maiores, que teoricamente recolheriam mais linha devido ao maior diâmetro do carretel, têm uma baixa relação, em torno de 4:1, ou seja, à cada volta na manivela o carretel gira quatro vezes. E não poderia ser diferente, pois seu uso é em pesca oceânica de peixes de bico ou outros grandes peixes de mar, ou de grandes peixes de couro em rios e lago, tais como o jaú, surubim, pirarara. Também são inadequadas para os longos arremessos necessários na pesca de praia.

Já as menores, com relações acima de 5:1, têm carreteis pequenos, de capacidade em torno de 150 metros de linha 0,35 mm. Ou seja apesar do maior número de voltas do carretel por uma volta na manivela, o carretel tem pequeno diâmetro e recolhe pouco linha.

Mas esta daqui é perfeita e ainda por cima é de perfil baixo. É a carretilha da Abu Garcia, a Ambassadeur Revo Toro.

A cada volta da manivela, a beleza da foto abaixo recolhe 78 cm de linha, e o seu carretel suporta 220 metros de linha 0,40. Comparativamente, a carretilha Marine Caster 400 5 bi, de perfil alto, que possuo, recolhe apenas 60 cm por volta de manivela e suporta 190 metros de linha 0,40. A beleza também vem com uma segunda manivela, parecida com a de molinetes. O preço nos Estados Unidos é de US$ 170.00.

Para acessar a página do representante da Abu Garcia no Brasil, com mais informações sobre a Revo Toro, clique aqui.





4 comentários:

  1. Milton, gostaria de saber a que distancia foi o arremeso com a Ambassadeur Revo Toro 61? As carretilhas de Surfcasting da AbuGarcia é Abu Ambassadeur 6500 C3 CT Mag Hi Speed esta consegue lançar a 200 m da praia, com varas de 3,9 - 4,25m com passadeiras para carretilha. Existe outras como a Penn 525 Mag2 e outra da Daiwa 7000 de surfcasting.

    ResponderExcluir
  2. Sim, gostaria muito de saber, já que as CT´s são usadas normalmente em casting e não no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Se deseja uma carretilha para arremessos longos na praia prefira uma que não tenha devanador ou que tenha devanador sincronizado, os devanadores de boca larga permitem menor atrito no lançamento permitindo arremessos mais longos, quanto aos modelos existem inumeros modelos como a Daiwa 7HT Abu 6500CT Penn squall 12 ou 15 que é a mesma da 525 mag2. pode optar também por pegar uma carretilha de baixho custo e fazer uma adaptação para retirar o devanador que funciona muito bem, existem varios videos no you tube mostrando como fazer. tenho uma vara sumax casting revolution - 4 20m com uma carretilha 7ht lançammentos na praia de aprox 200m com chumbo piramide de 150g sem muito esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è isso ai, Márcio. Obrigado pelo comentário. Tem um post à respeito aqui: http://www.milpesca.com/2010/09/carretilha-sem-devanador-adaptando-uma.html

      Excluir

Obrigado por seu comentário.