sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fabricando Chumbadas Para Surfcasting III

Chumbadas FQ (Fundo de Quintal)
(continuação dos posts dos dias 22 e 23/07)

Publicação conjunta com o Blog Diga Ai Meu Peixe, do Clupesal

Finalmente partimos para “encher as formas”. Mas antes cabem considerações a respeito do trabalho de fundição de chumbo. É MUITO PERIGOSO.

A primeira vez que tentei encher as formas usei a cozinha de casa que é bem ventilada, mas os vapores tomaram a casa toda e tivemos que sair de casa. É muito desagradável o cheiro e uma exposição aos vapores de chumbo, mesmo que não muito prolongada, poucos minutos em vários dias seguidos, leva a uma doença chamada saturnismo, que é a intoxicação por chumbo. Saiba mais a respeito clicando aqui.

Outros cuidados: use calças e sapatos, camisa de manga longa, óculos de proteção, boné, luvas de raspa de couro e principalmente uma máscara com filtro HEPA ou máscara médica N95, tipo “bico de pato” (R$2,70 nas casas que vendem equipamentos cirúrgicos).

Derreta o chumbo ao ar livre, em local ventilado, sem pessoas ao redor. Evite contado do chumbo com água. EVITE MESMO!!! Chumbo derretido despejado sobre água faz o chumbo espirrar para todo lado e pode causar queimaduras terríveis, pois o chumbo está em uma temperatura de quase 400 graus Celsius.

Lembre-se que mesmo com máscara e vestido (poros tapados) seu contato com os vapores deve ser o mínimo possível. Lembre-se que você está por sua conta e risco. Não temos responsabilidades. Se tiver dúvidas não faça, compre pronto! A responsabilidade é todo sua.

As formas têm que estar 100% livres de umidade. Se tiver pouca umidade, quando o chumbo derretido for derramado na forma ele irá apenas borbulhar, se tiver um pouco mais de umidade vai espirrar chumbo para todo lado. Deixe as formas pelo menos um dia expostas ao sol, para secarem totalmente antes de usar ou as aqueçam levemente em um forno.

A panela que usei custou R$ 12,00 e tem revestimento em teflon (acho que é um teflon genérico). Cerca de 650 gramas de chumbo foram derretidos em cerca de 10 minutos usando um fogareiro de camping. O resto de chumbo que fica nas laterais sai facilmente. O chumbo que fica no fundo da panela deixei lá para não estragar o revestimento em teflon da panela.

A primeira leva de chumbo derretido foi de velhas chumbadas. Colocadas na panela no fundo do quintal, dai a origem do nome Chumbada FQ (Fundo de Quintal), e aquecidas por um fogareiro de camping, em 15 minutos começaram a derreter.

Despejei o chumbo derretido nas formas e aguardei dez minutos para desformar. Para retirar da forma, bastou puxar com um alicate pela girador.
Para ter certeza da conformidade com o projeto, pesamos a chumbada em uma balança de precisão (precisa trocar por outra), e o peso bateu legal.
Agora é aproveitar. Ha, sim, ia esquecendo: fiz também uma chumbada master de 85 gramas. Veja a foto abaixo. Clique aqui para ir ao início.


6 comentários:

  1. Sua contribuição quanto a fabricação do molde foi espetacular. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular Milton! Sabe onde compro o chumbo para ser derretido sem que seja de chumbadas?
    Quero dizer ainda que este blog me motivou a pescar e ainda por cima me ensinou e ensina ainda tudo que preciso! Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Rodrigo. O estímulo a pesca é nosso objetivo. Você encontra o produto facilmente em lojas de ferro-velho. Cuidado ao lidar com chumbo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olha cumpadi, parabéns pela iniciativa...mas eu ainda prefiro passar na loja do Fernando e pegar as chumbadas lá ja prontas , por que o tamanho da bronca que eu ia levar da patroa pra fazer essa zueira toda não tá no gibí.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, Anômino, comprar é mais barato e saudável. Principalmente se a "patroa" for usuária de rolo de massas, vassouras, taco de beisebol,pratos para arremessos...:-) Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.