sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vara Killer com Low Rider - Troca dos Passadores II

Continuação do post do dia 06/08/2009. Clique aqui para ver.


Como é utilizada a fórmula da Fuji para o espaçamento dos passadores:
  • Toda a fómula se baseia em uma constante obtida pela divisão da distância padrão entre a ponteira e o primeiro passador a partir do molinete, 197 cm, em uma vara padrão de 4,05m, que é o componente "A" da fórmula, pelo resultado da subtração do tamanho total da vara menos 1,20 cm e menos distância da extremidade do cabo da vara até o eixo do prendedor do molinete, que é componente "B" da fómula, multiplicado pelo espaçamento padrão entre os passadores, ou seja, os componetes "a", "b", "c", "d", "e" e "f".
Aplicando a fómula na vara Killer de 4,05m, a qual teremos:
  1. A=197 (medida padrão)
  2. B= 405 - 81 - 120 = 204
  3. Constante = 204 / 197 = 1,04
Teremos então para cada espaçamento
  1. "a" = 1,04 x 60 = 62,5 cm
  2. "b" = 1,04 x 47 = 48,9 cm
  3. "c" = 1,04 X 33 = 34,3 cm
  4. "d" = 1,04 x 23 = 23,9 cm
  5. "e" = 1,04 x 18 = 18,8 cm
  6. "f" = 1,04 x 16 = 16,6 cm
De posse dessas medidas, comecei a montar os passadores na vara e....deu zebra!

Como a intenção é utilizar a vara também com carrretilha, onde os passadores atuam na parte de cima da vara, o espaçamento obtido com a fórmula da Fuji é por demais longo e à uma média flexâo da vara a linha já encosta no blank (corpo da vara). Veja a foto abaixo.


Não há erro na fórmula da Fuji, o que há é que ela só se aplica a varas para molinetes, já que se comportou assim em uma vara de ação ultra rápida como a Killer, imagine em uma vara de ação lenta. Para saber o que é "ação da vara", clique aqui.

Em sendo assim, como não possuo passadores extras para colocar, o jeito que há é retornar ao espaçamento proporcional com a vara da Colmic, ou seja, o mesmo método que usei para definir o espaçamento dos passadores na vara Rainbow Coral. A tabela de espaçamento então ficou assim para o segmento de 1,33 m da vara Killer:

Iniciei a a desmontagem do que já havia feito, iniciei a nova montagem e já espero testar a vara no domingo.

Para ver o post anterior desse assunto, clique aqui.


Para ver o post com o teste da vara modificada, clique aqui



Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca








2 comentários:

  1. Gostaria de saber se possivel , em quantas gramas diminuiu o peso da Killer ocm os passadores LR , gosto muito da Killer e se ficar um pouco mais leve vai ficar melhor ainda , associado a sensação de conforto que os LR proporcionam .. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo, a redução não é significativa ou não é perceptível. Embora eu tenha tido bons resultados na troca de passadores para LR com varas mais lentas que a Killer, como a Tacom Surf Leader e a Coral, ganhando alguns metros em distância de arremesso, com a Killer não notei diferença. Mas fica mais bonita e mais fácil de carregar. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.