quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Balanço do Blog

Começamos o MilPesca em 22 de junho desse ano. Os posts iniciais contavam minha experiência com o uso da carretilha, cuja intenção era "descobrir" por experiência própria qual equipamento lançava mais longe, se a carretilha ou se o molinete, na realidade do pescador de praia médio: eu.

O objetivo mudou e passou a ser principalmente a divulgação e simplificação da pesca de praia compartilhando no Blog o que sei e o que vou aprendendo com os colegas e amigos.

Contei com a ajuda do André Loureiro (Deco), do Jair Lopes (Dos Bitelos) e do Júnior Costa (Juca) que comentaram e ajudaram a dar forma no leiaute (sim, essa palavra existe, está lá no Aurélio) final do Blog antes da publicação. Mantive um ritmo de postagem de praticamente uma postagem ao dia por três meses.

De lá até hoje fizemos 134 postagens e recebemos mais de 7.500 visitas. Foram visitadas, somadas, quase 18.000 páginas do Blog (cada página tem 10 posts).

Toda vez que eu esmorecia um pouco, ou meu trabalho me fazia diminuir o ritmo de postagens, recebia dos amigos incentivos com palavras gentis e muito generosas sobre a qualidade do blog que me faziam continuar a tarefa de divulgação e disseminação da pesca de praia.

Tentei ganhar dinheiro com o Blog na tentativa de pagar ao menos as despesas de Internet e do domínio que criei, mas as propagando em excesso "sujavam" o visual e eu acabei desistindo delas. Do ponto de vista econômico, o Blog é um péssimo negócio.

Nessa tarefa de divulgação e disseminação da pesca de praia o Blog aprofundou o meu relacionamento com os fundadores e diretores do Clupesal, pessoas abnegadas na prática e difusão da pesca de praia, muitas vezes injustiçados justamente por àqueles de quem deveriam receber os maiores incentivos para continuarem com o trabalho - já que gostam do esporte- mas que surpreendentemente, inconscientemente, promovem a desarmonia do grupo, fazendo-o perder componentes importantes, e gerar um grande desestímulo aos incentivadores. Quem realmente gosta da pesca de praia tem que ter muito cuidado, muito senso crítico, pois outras sociedades acabaram assim. Afinal, como bem sei, não se ganha dinheiro com pesca de praia. Mas dá um grande prazer.

Quanto a dicotomina molinete/carretilha, com os dois equipamentos originais e utilizando aviamentos comuns ao pescador de praia e varas de pesca de médio custo, alcancei a mesma marca de 125 metros com os dois equipamentos. Tenho um imenso prazer ao pescar quando uso a carretilha, mas a simplicidade , facilidade de uso e funciomalidade de um molinete são incontestáveis. Em minha percepção, estão empatados e uso os dois, prazeirosamente.

Feliz Ano Novo.





[
Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca

4 comentários:

  1. Milton, Parabéns pela variedade e pelos excelentes posts. Feliz 2010 com saúde, paz, harmonia, peixes e feijoada. André Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Jair Lopes (Dos bitelos)3 de janeiro de 2010 às 18:28

    Milton (Dos Cações), é um prazer estar entre aqueles que contribuiram com algum gesto, mesmo que pequeno, para o sucesso do seu blog. Sabemos que este sucesso se dá simplesmente pelo fato desse recente blogueiro se fazer competente por seu envolvimento com o esporte. Nós é que agradecemos tamanha contribuição. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jair, Dos Bitelos, gentil e modesto companheiro. Obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.