sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Identificando Peixes

Quando se pesca um barbudo, conhecido também como parati, ninguém tem dúvida para reconhecê-lo. Idem para um bagre comum ou ainda para um peixe galo. Um exemplo é o baiacu abaixo, identificado em um torneio do Clupesal como "baiacu dom-dom". Mas que poderia muito bem ser o "baiacu ronaldinho", dada sua semelhança com o craque.
Mas quando se trata de guaricemas a coisa complica: são diversas espécieis, todas parecidas, com diversos nomes e muitos deles regionalizados.

Para complicar ainda mais, alguns peixes mudam sua coloração seja pelo stress durante a captura, época reprodutiva, temperatura ambiente ou pela morte. O que provoca isso são os grânulos de pigmentos coloridos existentes nas células cromatóforos.

Como exemplo, no mês passado o Deco capturou um peixe no Buraco do Padre que na hora da captura pareceu-me um peixe que o Totó (José Carlos Valle) já havia capturado um no mesmo local, mas quando o Deco foi prepará-lo, o peixe estava bastante diferente tendo perdido as manchas azuladas do corpo e sendo, possivelmente uma guaricema.

Na verificação feita pelo Deco no seu recém comprado livro Peixes Marinhos do Brasil, da autoria do biólogo e pescador Marcelo Szpilman, ficou como xerelete azul (uma espécie de guaricema). Abaixo está o comparativo: na foto de cima está o peixe no momento em que o Deco foi prepará-lo, na do meio está o desenho contido no livro Peixes Marinhos do Brasil e na foto de baixo o peixe que indentifiquei como Bonito Pintado, capturado pelo Totó, porém não tenho certeza, e vou reidentificá-lo tão logo tenha tempo.Para melhorar minha identificação dos peixes, para que eu possa ter certeza do nome na hora que publicar aqui no blog, segui a indicação do Deco Loureiro e comprei o livro citado acima, já que ele foi adotado pela CBPDS - Confederação Brasileira de Pesca e Desportes Subaquaticos - para a homologação de recordes. O livro chegou no fim do mês passado, mas ainda não pude dedicar-me à ele.
Foi comprado de um sebo em outro estado por R$ 60,00. e paguei R$ 7,00 de frete.

Se você quer comprar livros e procura preços diferenciados, compre no site da Estante Virtual cujo link está na aba direita daqui do blog, lá embaixo, próximo ao contador de visitas.

Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca


2 comentários:

  1. quero muito esse livro, mas ele é muito caro na amazon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem ele usado no site Estante Virtual - https://www.estantevirtual.com.br/

      pesquise por: Peixes Marinhos do Brasil - Guia Prático de Identificação Marcelo Szpilman

      Excluir

Obrigado por seu comentário.