domingo, 7 de novembro de 2010

Testando a Carretilha Sumax Ocean 510 L

Hoje acordei cedinho, ignorei o resfriado que me persegue a uma semana, e fui ao Buraco do Padre. As 05:45 da manhã, a caminho da praia, o termômetro já marcava 25º em uma prévia de como seria esse domingo.


Além de relaxar, minha intenção principal foi testar "on fire" a carretilha Sumax comprada no mês passado. Logo ao chegar verifiquei que tinha sargaços, mas não desanimei, pois estava "faminto" para pescar.

A carretilha Sumax 510L, que tem o designe e cor muito parecidos com a ABU Garcia 7001, veja foto abaixo, está carregada com linha SS da Maruri de 0,26 mm e com leader em fluorcabono de 0,40 mm. A vara que usei foi uma Coral de 4,20m.

Fiz o primeiro arremesso de leve, no primeiro canal, a uns 50 metros e recolhi em seguida. Soltei o freio um pouco mais e mandei o braço: o arremesso não foi grande coisa, pois mesmo com o freio solto, senti o carretel meio preso.
ABU GARCIA 7001

Já ia recolher, mas senti a batida e peguei uma aratubaia (pampo galhudo) de uns 35 cm.

Logo depois que tirei a foto, ao virar-me, fisguei meu braço no anzol Unagui 14. Como a posição que o anzol pegou, na parte inferior do braço, próximo ao cotovelo, não me permitia executar o procedimento de retirada, pedi a um banhista que passava para fazer a retirada. Como tinha que traspassar o anzol, quase que o rapaz não executava o procedimento e tive que ajudá-lo. Cortei a barbela com o alicate, retirei o anzol e voltei a pescar. O pampo se vingou.

Voltando as impressões sobre a carretilha, folguei totalmente o freio e voltei a arremessar. Nada de excepcional, o desempenho é muito parecido com o da Marine Caster. Minha surpresa ficou por conta do recolhimento, bem suave e rápido, mesmo tendo um recolhimento de 53 cm por manivelada, contra 73 cm da outra carretilha que eu estava usando, uma ABU C4 6601.



A conclusão é que o benefício é proporcional ao custo, cerca de 25% de uma ABU semelhante, R$ 115,00 e que vou continuar com ela.


Quanto ao pampo, tratei ele na praia, Lindinalva fez no forno, assado, e foi o meu almoço de hoje. Veja a foto abaixo.

Informação incluída em 02/12/2010 - Não deixe de ver o post seguinte sobre essa carretilha:


6 comentários:

  1. Olá seu Milton,então o anzol lhe pegou de novo.
    abraços
    Tiago.

    ResponderExcluir
  2. pois é, Tiago, segundo o amigo Túlio,é por pura falta de experiência. Eu ainda aprendo.

    ResponderExcluir
  3. Grande Milton,
    Que azol danado. Já passei por isso...
    Muito bom o relato sobre a carretilha.

    Abraço,

    Júnior

    ResponderExcluir
  4. Grande Júnior, anzol Gamakatisu e pescador mané não combinam. Mas eu ainda aprendo. Ferroada de bragre eu já não tenho a mais de 7 meses, então estou melhorando. :-)

    ResponderExcluir
  5. Depois, vc poderá fazer uma sessão de dicas de como não se machucar, ilustrado com exemplos práticos. hehehehe
    Por fala nisso, inclua na lista o cuidado que devemos ter com o limão, quando formos pescar.
    No último feriado, fiz uma limonada e depois fui pescar. Queimei feio a mão no sol, por causa do limão.

    Abraço,

    Júnior

    ResponderExcluir
  6. É mesmo, Júnio. Recebi esta orientação de uma banhista lá no Flamengo. Eu saboreava na beira do mar uma ótima laranja de umbigo levada pelo saudoso Célio, quando ela alertou-me sobre o perigo. Conversando um pouco mais, fiquei sabendo que era uma dermatologista.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.