terça-feira, 30 de novembro de 2010

Carretilha Sumax Ocean 510L travando no arremesso

Comprei esta carretilha recentemente, clique aqui para ver, e no domingo tive três ocorrências de travamento da bobina (carretel) durante o arremesso e perdi três paradas (chicotes), clique aqui para ver.

Fiquei intrigado, pois já tinha usado ela antes sem problemas. Hoje, em casa, com calma, descobri o que está ocorrendo.

Diferentemente do molinete, no lançamento com carretilha não há trancos na linha. Você destrava o carretel (bobina) acionando um botão, segura a linha com o polegar, faz o arremesso com a vara e solta o polegar. O carretel, totalmente livre, gira enquanto a linha vai saindo, tracionado pela chumbada. Quando a chumbada toca na água, você deve imediatamente parar o carretel com o polegar, evitando que o ele gire quando não há mais saída de linha.

Se o carretel não for freiado e ficar girando em inércia após a chumbada ter parado, se formará então a "cabeleira" pois o carretel gira, mas a linha não sai.

Tão logo você efetua o lançamento, você inicia o recolhimento da linha para esticá-la e nesse momento, ao mover a manivela, o carretel volta a ser travado e o freio (drag) passa a atuar.

Pois bem, essa carretilha da Sumax, baseada em um modelo da conceituadíssima Abu Garcia, tem um grande diferencial para o mercado, além do preço, que é a manivela maior. Só uma manivela destas para Abu, custa o mesmo preço desta carretilha da Sumax.

Mas esta mesma manivela maior tem ocasionado problemas, talvez por não possuir um perfeito balanceamento entre a manícula (knob) e o contra-peso. Pelos testes que fiz aqui em casa, se durante o lançamento a manivela não estiver paralela à vara, o ato de arremessar faz com que a manivela se mova e o drag passe a atuar (travando o carretel), abruptamente, ocasionado o rompimento da linha e perda da parada (chicote). Veja nas fotos abaixo.

Se no lançamento a manivela estiver assim, o travamento abrupto não ocorre...


...mas se a manivela estiver assim, ou a 180º desta posição, o travamento abrupto ocorre.

Mas por qual motivo isto não estava ocorrendo antes?

Bem, até então toda pesca que fiz com ela, exceto nos testes iniciais, foram sem procurar atingir grandes distâncias. Como no domingo eu estava "soltando o braço", e sempre há um balanço quando a vara pára, passou a acontecer o problema.

Outra coisa que me deixa chateado é o descaso da Sumax. Recentemente uma vara sua top de linha foi lançada com o nome de "Revolition". Ao que tudo indica o nome seria REVOLUTION. E agora esta carretilha que foi anunciada pelos vendedores como possuindo uma relação de 5:1 enquanto na verdade é 4.2:1. "Era o que estava no site da Sumax", dizem. Eu não tenho certeza, pois esta informação não está mais lá.

E não pára por ai, na página da Sumax diz que a manivela tem tamanho ajustável, o que resolveria o presente problema pois a manivela ficaria balanceada, mas na verdade não há qualquer ajuste na manivela. Desta vez copiei a página do site da Sumax. Veja clicando aqui e em seguida clicando no desenho da carretilha "explodida".
Manivela que está no site como sendo das carretilhas Ocean Red e Gold. Compare com a verdadeira, acima.


INFORMAÇÃO INCLUÍDA em 26/06/2011

Recebi um comentário do colega FerSimon (veja abaixo) avisando que durante algum tempo no site da SUMAX tinha uma figura que constava a informação de que apesar da Ocean 500 com manivela a direita ter uma relação de 5:1, a mesma carretilha com a manivela a esquerda tem uma relação de 4.2:1. A Sumax deveria ter mantido a figura cujo link o FerSimon enviou no site, esclarecendo. Copiei a figura que estva no link enviado e estáa seguir.




12 comentários:

  1. Milton,

    Já estava pronto para comprar uma dessa. Acho que vou cancelar, o que acha?

    ResponderExcluir
  2. Grande Roberto, não vale a pena. Ainda mais se sua intenção era trocar a manivela da Abu Kalex pela da Ocean. Tenho duas carretilhas aqui da Mariner, a Caster 400 que você pode experimentar. Os preços são equivalentes, mas a manivela é das pequenas, igual a da kalex, compatível, inclusive.

    ResponderExcluir
  3. MIlton,

    Este problema de travamento durante o arremesso causado pelo escapamento do "botão de liberação do carretel" pode ser resolvido com uma pequena fenda de 1 mm feita com um serrote ou lima fina, bem no local apontado pelo seta nesta imagem: http://img29.imageshack.us/img29/9143/trava1.jpg. Quando o tal botão é acionado faz-se uma pequena força para a frente ao modo que a fenda encaixe no corpo da carretilha. O desarme do botão deve ser feito manualmente em duas etapas, puxando gentilmente o botão para trás e, depois, girando a manivela.

    Abraços.

    Sun.

    ResponderExcluir
  4. Grande Sum, obrigado pelo comentário. utilizei sua dica sobre a carretilha aliviada e fechei os furos com linha fina untada com cola de silicone. Ficou perfeita.
    Na primeira desmontagem que fizer nesta carretilha farei a cava com uma lima, enquanto isso vou usá-la mais uma vez mantendo no lançamento a manivela parela à vara.
    Fico indignado é com esses "fabricantes" e o descaso para conosco, colocando produtos e especificações mentirosas.

    ResponderExcluir
  5. Poste o Diagrama/Esquema (planta explodida) da carretilha pra que se possa ve-la.

    ( )s
    FerSimon

    ResponderExcluir
  6. Milton, tenho arquivado a imagem do site em que indicam ratio de 5,2 x 1 nas carretilhas 400 e 500 direita e 4,2 x 1 quando esquerda.

    [ ]s
    FerSimon

    ResponderExcluir
  7. Caro FerSimon, procurei e não encontrei o desenho com a vista explodida. A única que restou é uma simplificada no próprio site da SUMAX. Tenho usado a carretilha sempre com a manivela paralela e o problema não voltou a aparecer. Por favor envie as imagens do site para que eu faça a correção. Será qu na versão esquerda também a manivela não tem ajuste?

    ResponderExcluir
  8. http://i420.photobucket.com/albums/pp287/andrebonilho/oceanred-gold1-2.jpg

    A imagem do site foi modificada.
    Esta está no ML.

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde,

    Sei que o post é antigo, mais gostaria de esclarecer algumas coisas. Referente a manivela ajustavel, se a manivela é a mesma na imagem da manivela sozinha acima tem regulagem sim, ridicula confesso, mais tem, se notarem a manivela tem duas furações este é o ajuste.
    Referente ao ratio das carretilhas acabei de receber um e-mail do Rodrigo consultor de vendas da SUMAX com os valores, segue abaixo:

    Bom dia Wagner

    OCG-500=

    Capacidade: 0.40mm 190M
    Recolhimento: 5.2

    OCG-400=

    Capacidade: 0.40mm 140M
    Recolhimento: 5.2

    OCG-600=

    Capacidade: 0.40mm 250M
    Recolhimento: 4.2

    OCG-700=

    Capacidade: 0.50mm 250M
    Recolhimento: 4.2

    OCG-800=

    Capacidade= 0.50mm 400M
    Recolhimento= 3.2

    PS. As REDs(x10) são 4.2

    Espero ter ajudado !

    Abs

    Wagner Papi

    ResponderExcluir
  10. Olá Wagner, a da foto na página da Sumax tem sim, você tem razão, mas a que comprei, não. Pode ter sido apenas um lote e terem corrigido depois. Vale consultar antes de comprar.

    ResponderExcluir
  11. Milton,
    agora que vi o post mas mesmo um pouco atrasado gostaria de fazer algum comentario. Eu tenho uma carretilha da Damquick com esse sistema de ajuste da manivela.Desde logo eu percebi que deixando a manivela na posição de extensão ela causaria um desequilibrio.Essa posição é apenas para ser usada em pescarias embarcadas, na vertical e ajuda muito no enrolamento.Uso essa carretilha para pesca de costões, as sernambiquaras, e os arremessos são curtos mas a manivela fica posicionada bem no centro,não ha qualquer problema. Se não houver defeitos na peça, basta posicionar corretamente. Essas carretilhas da Sumax são boas, apenas tem que usa-las nas pescarias certas, não em PDP.
    Um grande abraço para voce

    ResponderExcluir
  12. buenas. alguien tiene el esquema interior de real sumax ocean 4.2.1

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.