sábado, 26 de março de 2011

Fabricando Chumbadas Tipo Pião

Caro Amigo, antes de ler este post recomendo expressamente que leia os post anteriores sobre fabricação de chumbadas, clicando aqui, e atente para as recomendações de segurança.

Trabalhar com fundição de chumbo envolve riscos seríssimos os quais recomendamos que não corra caso não se cerque de todos os cuidados necessários. Se tiver dúvidas, não faça. Compre pronto.
Chumbada Pião vendida pelo site www.boaisca.com.br

Em uma das pescarias que fiz no mês passado o Adelson Lima falou-me das vantagens do uso da chumbada pião. Ele possuía algumas, presentes do amigo Ervin. Consultei na NET e encontrei várias referências e algumas discussões a respeito do uso da chumbada pião e resolvi experimentar.

Como sai muito caro comprar pouco chumbo via Internet, devido ao frete, resolvi que iria fazê-los.

Como não tinha madeira aqui para fazer uma caixinha, peguei um tubo de PVC de 40mm que uso para fazer " esperas" e cortei um pedaço de 6,5 cm.
Depois dividi o pedaço exatamente no meio.
O passo seguinte foi preparar a chumbada matriz e a dificuldade é calcular para que a matriz em durepóxi tenha o peso que você quer de chumbo. No caso, exatos 130 gramas, igual as chumbadas vendidas na Boa Isca.

Resolvi da seguinte forma: busquei na Net a densidade do durepóxi e não encontrei e tive que calcular usando como referência uma matriz em durepóxi de uma chumbada piramidal que fiz há algum tempo.

Achei uma densidade para o durepóxi de 2060 kg/m3, o que me leva a concluir que cada grama de uma matriz de durepóxi equivale a 5,5 gramas de uma cópia em chumbo. Mas como eu ia fabricar a matriz a partir de uma chumbada esférica de 106 gramas, teria então que fabricar o molde usando a chumbada esférica e mais 4,4 gramas de durepóxi.
  • 4,4 gramas durepóxi irão gerar uma cópia de chumbo de 4,4 x 5,5 = 24,2 gramas
  • Como o peso da chumbada esférica (parte de cima da chumbada pião) é de 106 gramas. somada ao peso adicional de 24,2 gramas, dará 130,2 gramas no total.
E a matriz ficou assim:
Para poder ter por onde colocar o chumbo derretido na forma, peguei uma tampinha de frasco de remédio e colei na parte superior da chumbada.
Peguei então os dois meio-tubos e fechei suas extremidades com um acrílico fino transparente e parti para fazer a primeira metade do molde.
Para saber como fazer o molde em gesso, não deixe de consultar o post citado no início. Em seguida a foto do meio molde já feito.
Em seguida, usando silver tape juntei a segunda parte do tubo de PVC e completei com o gesso. Antes passei vaselina na face do meio molde que estava cheio e fiz buracos com a chave de fenda para criar "pinos" de orientação de encaixe.
Aguardei secar por três horas e fiz o desmolde. Abaixo a matriz e o molde para receber o chumbo.
No dia 12, dia que antecedeu a Terceira Etapa do torneio do Clupesal, com a ajuda do Bruno e do Eduardo fizemos cerca de 20 chumbadas piramidais e quatro chumbadas tipo pião, apenas para testes. O peso não ficou exatamente o calculado, variando em cerca de 5%, o que considerei bem próximo do peso perseguido.


Face ao sucesso, irei produzir agora com outros pesos. Só me falta tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.