terça-feira, 8 de março de 2011

Pescaria em Massarandupió II

Fomos na segunda feira de carnaval a Massarandupió, não só para pescar, mas também com firme intenção de um "churras" à beira do Rio. Na noite do domingo emiti um QTC Geral pelo celular informando do propósito e responderam o André, Bruno, Adelson e Marcelo. Marcelo e Edna não puderam ir.

O Adelson e o André saíram de Salvador às 04h00 e nós, eu, Lindinalva, Ana Luiza e Bruno às 07h00. Seguimos a sinalização direitinho para não irmos para o lado naturista, já que naturismo com anzóis não se combinam. Este lado da praia de Massarandupió, o lado Sul, é certificada para a prática do naturismo. Se você não é adepto do naturismo, siga à esquerda nesta placa.
As 08:15 chegamos em Massarandupió e nos assustamos com a quantidade de barracas dos "fugitivos do carnaval", já que o local em dias normais é frequentado por pouca gente.
Paramos a viatura à margem do rio, já reservando o local para o churrasco, e fomos andando para a praia. Já encontramos o André e o Adelson pescando. Fui cumprimentar o Adelso e vi que o seu balde já estava pela metade de peixes, com alguns barbudos do tamanho de robalinhos.

Fui montar o material e vi ao longe que o André estava brigando com um peixe. Peguei a câmera e fui lá. Tai o que era.
Montei a primeira vara, lancei, montei a segunda, fiz o lance e fui conversar com o Adelson. Notamos eu e ele que houve uma leve batida, mas como em seguida ficou imóvel e parecia estar fixada na areia, voltei a conversar com ele. Mais tarde ao recolher para trocar a isca, a surpresa: senti o peso ao recolher e o peixe vinha se fixando ao chão, forçava mais um pouco e vinha mais um pouco, denunciando uma arraia. E foi mesmo:
Passado algum tempo, estávamos conversando os quatro, quando uma das minhas varas deu uma bela "batida", corri e apertei um pouco o freio pois a linha saia fácil. Comecei a recolher enquanto o peixe corria paralelo à praia em direção ao sul, como se fosse um xáreu, e fui acompanhando para não "dar mole" com uma multi de mais de ano e com anzol maruseigo 12. Poucos minutos depois coloquei na espuminha e o Adelson chegou com o bicheiro e cravou. A surpresa: outra arraia, do dobro do tamanho da primeira.
O tempo "fechou" e chegou até ter um chuvisco, que nâo nos assustou. Enquanto isso, o Bruno que até então só pegava garapaus, correu pois sua vara tinha dado uma bela batida. E foi um viola...
...cuidadosamente solto.
Peguei também diversos bagres, todos soltos, e ao final peguei esse dublê com um roncador de bom tamanho.
Encerramos a pescaria às 11h30 pois o André estava cansadíssimo. Ao retornar ao carro, a surpresa:
Nunca tinha visto tantos carros por lá. Se na chegada não tivéssemos parado o carro já "reservando" a beira do rio, não teríamos onde armar a churrasqueira. Foi um ótimo dia em ótima companhia. Seguem as fotos.

Na foto abaixo, um dos barbudos sendo preparado para assar.
O cuidado dos churrasqueiros,
E o André, só no guaraná, liberando o Adelson para "todas"..
O camarão que não foi usado foi parar na churrasqueira, por idéia do André. Ficou ótimo, segundo ele.
As fotos são de Lindinalva e Ana Luiza.




12 comentários:

  1. Milton,
    Madrugar às 03h00, pescar até as 11h30 e estar com a excelente companhia da Família Quadros, Bruno e Adelson, revigora que não vimos o tempo passar- término do churrasco: 14h30. Realmente foi um prazeroso e ótimo dia.
    André

    ResponderExcluir
  2. Eh... pelo visto a galera do Clupesal tah soh no treino preparativo pra 3a Etapa... hehehehe

    []'s
    marcelo

    ResponderExcluir
  3. Caramba, tem razão, as horas passaram e nem democ conta. Sinal que estva bom.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Marcelo, mas dividimos o que vimos por lá: Geralmente o peixe come longe. É mais produtiva a pesca na maré na cheia. Na cheia, camarão, na baixa, pititinga. Chumbada pirâmide
    , pião ou garra.

    ResponderExcluir
  5. Boa milton. Belo passeio.
    Essa etapa vai ser nota 10.
    Abraço

    Juca

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Júnior. Promete mesmo, o local é bem piscoso.

    ResponderExcluir
  7. Miltão,
    Chegaram a tomar alguma informação de pousadas por lá ? Você vai no mesmo dia ou tá pensando em ir no sábado ?
    A maré tem corrido muito lá ?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Olá Deco, há uma leve correnteza que leva as chumbadas para os "buracos", mas em torneio não pode correr. Irei no mesmo dia, mas há uma grande quantitade de pousadas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Muito prática e limpa. 10 minutos depois de encerrado pode ser colocada de volta no porta malas, sem problemas. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  10. Olá, quando quiserem divulgar uma pescaria em Massarandupió nos escrevam info@massarandupio.com

    Visite o 1o Portal da Praia de Massarandupió
    www.massarandupio.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimo porta, amigo, parabéns. Agradeço o oferecimento e programaremos um post do ótimo portal. Iremos sugerir uma etapa de dois dias de pescarias para aproveitar a ótima estrutura de pousadas.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.