sábado, 23 de julho de 2011

Expedição Costa do Sol Poente IV

Embora já tenhamos retornado há cerca de três dias, apenas hoje comecei a arrumar fotos e vídeos.
(clique para ampliar)

Chegamos a Jericoacoara rodando um bom trecho pela praia, contemplando paisagens lindíssimas, mas tivemos que retornar do ponto de partida da expedição, Jericoacoara, devido a uma grave crise de coluna que acometeu Lindinalva, deixando-a pelo menos um dia de cama. Como a partir de Jeri a infraestrutura de apoio praticamente inexiste, optamos pelo retorno.

Mas longe de ficarmos tristes, a excelente viagem até Jeri proporcionada pelos casais que nos acompanharam e guiaram, Thiago e Ilana, Pedro e Jéssica, e Thales e Paloma, nos deixaram totalmente contemplados. Parnaíba e Lençois Maranhense ficaram como àquela porção de comida de um almoço que foi excelente e que você guarda para saborear depois.

Eis a fotos com as meninas ...
(clique para ampliar)
..da esquerda para a direita, Jéssica, Ilana, Lindinalva e Paloma. E os meninos...


...da direita para a esquerda, Thales, Pedro, Thiago e eu.

E foram paisagens como a da primeira foto que nos deixaram plenos. Bem como as emoções de termos passado na "Descida do Lava Cuh", por exemplo. Veja no filminho abaixo.



E seguimos em comboio pelas belas paisagens das praias.
(clique para ampliar)
(clique para ampliar)
Durante a viagem pela praia, nos deparamos com um grupo com camionetes que passaram a nos acompanhar depois que cruzamos um maceió (rio ou riacho que espraia na areia da praia, ensinou-me o Thiago) que eles "refugaram", pois acharam que não dava para passar. Como passamos, eles nos acompanharam.
(clique para ampliar)
Surpreendentemente, no maceió seguinte que nós avaliamos como "melhor não passar", eles forçaram a passagem e não deu outra: duas camionetes "afogadas". Uma, a L200, nós juntamos as cintas do Thiago e Pedro mais a corda que levei e puxamos rapidamente, mas a outra...
(clique para ampliar)



...foi tomada pela água, com possibilidade de "calço hidráulico". Passamos a L200 que desatolamos primeiro para o outro lado do maceió, no motor e na "mão grande", e com a ajuda dos nativos, puxamos a Hilux da água.

Após contornarmos este maceió, fomos pela estrada para São Miguel do Gostoso e almoçamos na Pousada e Cachaçaria Urca do Tubarão, do Prof. Edson Nobre, uma "figuraça", com ótimo papo. A pousada é integrada com a natureza e proporcionou momentos como o da foto abaixo.
A cachaçaria, certificada na "isoNobre1000", segundo o professor Edson, foi objeto de um programa do Álvaro Garnero, veja abaixo.


Quando eu vi uma pousada e uma cachaçaria juntos, pensei imediatamente em alguns amigos pescadores da Bahia que adorariam uma pousada dessa: iriam ficar um mês hospedados.

O engraçado é a sequência de nomes dos lugares: depois de S. M. do Gostoso está Ponta Grossa e logo em seguida, Arrombado. Parece até piada.

Sempre tentando ir pela praia, entre Areia Branca, RN, e Canoa Quebrada, CE, paramos no ponto que é considerado a divisa entre o Rio Grande do Norte e Ceará e fizemos algumas fotos.

(clique para ampliar)
Para as travessias dos rios que encontramos pela frente, no valemos de balsas. Algumas motorizadas e bem montadas, com coletes e bóias...
...e outras nem tanto. Às vezes tínhamos que esperar as balsas voltarem, mas a turma transformava qualquer espera em momento de prazer...
...e as paisagens sempre pagavam o risco e o desconforto.
Paisagens como estas ofuscaram lugares famosos, como Canoa Quebrada, onde almoçamos, mas nem fizemos fotos.

E para não dizer que não postei sobre pesca, pois de praia postei muito, fiquei surpresa com a mansidão das águas entre Natal e Jericoacoara, pois sempre imaginei muito vento e mar revolto, no entanto, o que vi de pescaria foram cenas como a da foto abaixo, tirada em Areia Branca.
Nem tudo durante a viagem foram flores e tivemos momentos de tensão, quando da travessia de área de mangue, por exemplo. Alguns veículos que nos acompanhavam preferiram não passar, veja a camionete ao fundo.
E até atolamentos, quando tivemos que usar pás.

Apesar da interrupção, a viagem deixou saudades e espero concluí-la em breve. Lindinalva foi medicada, está fazendo fisioterapia e está bem.

As fotos são de Ilana e Lindinalva.

Informação incluída em 24/07/2011 por Milton Quadros

Transcrevo nota do Marcelo Giovanini postada no Grupo Yahoo Clube do Tracker:

--- Em sáb, 23/7/11, Marcelo Giovanini escreveu:


De: Marcelo Giovanini <
Assunto: [clubetracker] Fotos Expedição Costa do Sol Poente - CT Brasil
Para: clubetracker@yahoogrupos.com.br
Data: Sábado, 23 de Julho de 2011, 3:38

Amigos, a Expedição continua nos proporcionando muitas amizades e alegrias...não dá pra descrever.
Hoje estamos em Barreirinhas/MA. Fizemos a entrada no Parque dos Lençois nas Toyotas, porque apenas o meu jipe tem snorkel e as águas estão muito altas. A Toy passa com água por cima do capô.
Viemos pra cá pela areia, porém por um caminho muito longo (90km) e vamos voltar amanhã para Parnaíba,passando por CAburé, pela areia e enfrentando as águas, na raça, mas sem correr riscos.
Vejam alguams fotos que consegui postar..abraços a todos.


__________
Marcelo Giovanini
Troller T4 05 Lambrusco
Vitara 1995 Burro Azul (À VENDA)
Tracker Pirata 2009 (À VENDA)
Willys 80tinha Papa-Léguas (esse não vendo nunca)


2 comentários:

  1. Boa grande Milton!
    Que viagem e lugares lindos. Maravilha mesmo.
    Já estava preocupado com a falta de postagens... Quase liguei para saber.

    Que bom que Lindinalva está se recuperando.

    Na próxima, seu eu já estiver com meu jipe, irei junto, mas não resistirei às pescarias. hehehe

    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.