domingo, 6 de novembro de 2011

Diário de Caiaque

Esta foi mais uma semana de chuvas intensas aqui em Salvador. Junto com as chuvas veio um resfriado que me pôs fora de combate por alguns dias. Então, de pesca de praia o máximo que fiz foi trocar alguns e-mails com amigos. Mas de pesca com caiaque, dei uma avançada boa e é o que passo a relatar nos próximos posts.

Esta semana, no dia 4, recebi o caiaque modelo Barracuda, fabricado pela Lontras, veja foto dele abaixo,  e farei um relato de como "cheguei" até aqui, no estilo que fiz quando me "aventurei" com as carretilhas.



A motivação
Os amigos Juca e os irmãos Gentil, Gustavo e Alessandro, pescadores do Clupesal, já há alguns meses me estimulam para conhecer um pouco sobre a pesca com caiaques. Em Setembro, convocado por eles, fui ao  II Grande Encontro do CB -Caiaque Brasil- em Salvador, que ocorreu na Ponta de Humaitá. Embora tenha ficado apenas meia hora e desencontrado deles, pois tinha um compromisso às 09h00 e eles chegaram depois desta hora, entusiasmei-me com a movimentação do pessoal que mesmo com a iminente "virada" do tempo permaneciam animados. Cheguei a perguntar a um deles, se iriam mesmo assim e a resposta foi: "Sim, claro!"

O Caiaque Brasil é um portal e fórum sobre caiaques e suas diversas aplicações e o Encontro está relatado lá em dois posts, um do nosso Juca e outro do Clay, um pescador de prancha.  Para vê-los, clique aqui e clique aqui. Fiz a inscrição no fórum e passei a acompanhar as dicas (o fórum é muito rico em informações), e os novos posts.
Outra motivação é a busca por um esporte que me obrigue a voltar à academia, de onde estou afastado desde de quando fiz tratamento radioterápico no pé. E o caiaque é uma motivação a isto. Mas jamais abandonarei a pesca de praia, até por uma condição geográfica.

Escolhendo a Embarcação
Segundo a Wikipédia, o caiaque nasceu na Groenlândia e a palavra caiaque significa "barco de caçador". Para escolher qual caiaque comprar, apoiei-me na NET e no Fórum Caiaque Brasil. 


Foi quando descobri que há entre os caiaqueiros uma dicotomia muito grande entre dois modelos: o Barracuda, fabricado pela Caiaque Lontras e o Hunter Fishing, fabricado pelo Brundden Náutica. Não que  outras marcas e modelos sejam ruins, ou melhores, mas essas duas são as mais escolhidas por eles.


Não adianta você perguntar aos caiaqueiros no CB qual caiaque você deve comprar, ou mesmo qual entre os dois mais usados, eles sempre dirão que você deve experimentar, e então escolher. O máximo que fazem é lhe destacarem as qualidades e defeitos de cada um, ou lhe convidam para um "test drive" no dele,  e deixam claro que o que lhe informam é a percepção deles. Fiquei surpreso com este enfoque, pois normalmente em fóruns, com raras exceções,  os participantes tratam às suas escolhas como dogmas e as defendem como a uma religião. 


E não é só para o caiaque, tente ver qual o colete salva vidas, ou de flutuação (aprendi lá no fórum que são coletes diferentes),  recomendado por eles e terá o mesmo tratamento de esclarecimento dos modelos disponíveis, dos pontos fortes e fracos. A escolha será sempre sua e respeitada. Achei isso maravilhoso, um grande sinal de respeito pelo contraditório e, consequentemente, de maturidade e inteligência. E olha que esse comportamento é uma coisa tácita, natural do  fórum e dos seus participantes, não está escrita. Espero estar à altura, agora que participo do fórum.


Pois bem, como poderei não me adaptar ao caiaque, preferi a compra de um dos modelos mais usados, pois é uma garantia de liquidez em caso de desistência. Estudei todos os dados técnicos dos dois e cheguei até a colocá-los lado a lado em uma figura com escala e com o meu logo pintado, feita a partir de figuras no site dos fabricantes. Veja a abaixo, o Barracuda é o amarelo:
A escolha é um "drama", acredite, já que os dois são excelentes e bonitos. Finalmente, devido ao melhor encosto para mim (sim, 54 anos não é brincadeira e as costas ganham preferência), e ao menor preço, escolhi o Barracuda. 


Continuará em próximo post.  









6 comentários:

  1. Grande Milton,
    Gostei do post e estou ancioso para ver os próximos.
    A nave amarela é linda...
    Vamos que vamos, pois o meu tem que chegar logo para podermos marcar umas remadas.

    Estou indo agora na Ferreira Costa para identificar materiais para fazer um carrinho para o meu.

    Grande abraço e parabéns pelo nível de detalhes do post.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, seu Juca. o Aprendizado na no Fórum CB é bem grande.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns pela escolha, estou indo para esta opção tbém .

    ResponderExcluir
  4. onde posso encontrar caiaques da lontras em salvador bahia? cleiton13assis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo, veja com o Juca em juniorcost@gmail.com. Geralmente ele tem para pronta entrega.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.