terça-feira, 2 de julho de 2013

Caiaque Versus Carro Alto - SUV Kayak Loader Homemade

Histórico

Nosso jipe tinha 1,85m de altura e demorei para desenvolver uma técnica de carregar e descarregar o caiaque com segurança, Clique aqui para ver como o caiaque era carregado no jipe. Com foco em uma viagem ao Peru que faremos no segundo semestre, trocamos o jipe por um SUV, mais confortável para três pessoas e menos sensível à excesso de bagagem, inevitável quando se tem duas companheiras de viagem. 

O problema é que apesar do SUV ter aproximadamente a mesma altura do jipe, além de não ter o pneu de socorro na traseira, onde eu apoiava o caiaque antes de empurrá-lo para cima do carro, ainda tem um aerofólio que projeta-se para o fundo do carro. Para complicar, se em 1976, aos 18 anos, eu tinha 1,71 de altura, hoje aos 55 anos tenho 1,69m. Acredito que esses centímetros não sumiram, mas multiplicaram-se e foram para os lados :-) .


O dispositivo


A ventosa tripla, que pode ser adquirida em casa de ferragens ou em sites de leilão na internet,  teve que ser totalmente segmentada (separada com uma serra) devido à curvatura do vidro traseiro do nosso SUV e se o vidro traseiro de seu SUV é plano, você não precisará segmentar.

O eixo principal é em tubo de alumínio de 3/4" e "embuchado" com EVA de 2mm para que trabalhe e se adapte à curvatura do vidro sem perder às funções de suporte. As ventosas depois de separadas e encurtadas em 2 mm, foram novamente unidas com uma dobradiça de aço inox, o que a deixa articulável mas também bem firme. O tubo da ventosa, onde agora passa o eixo de alumínio embuchado com EVA, perdeu 15 mm para poder ficar bem articulável, mas você pode cortar menos, cerca de 5 mm apenas, sem problemas.

Ligando o eixo de alumínio à trave, tem um joelho de redução em PVC de 20/25 mm. Toda a trave é em PVC.

Os "rolinhos" deslizantes na trave foram feitos com carpete enrolado no tubo de PVC, sem aplicar cola no tubo, só entre as voltas do carpete. A cola utilizada no carpete foi  a cola de contato (cola de sapateiro).

As fitas com os ganchos são para evitar que a trave onde o caiaque desliza desça durante o descarregamento.

Os acabamentos das pontas são pés de borracha de cadeiras metálicas.

Sem mais delongas, abaixo está o vídeo com o dispositivo e como o utilizo.
A inspiração veio de diversos dispositivos semelhantes encontrados na NET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.