sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Sapateiro, eu? Sou, sim! E há mais de 47 anos.




Anos de 1970 e 1971, na Escola Parque criada pelo Educador Anísio Teixeira englobando os bairros mais pobres de Salvador daquela época, o Sistema era composto por escolas satélites nos bairros da Caixa D'agua, IAPI, Pero Vaz e Pau Miudo. 

Era uma escola em dois turnos, com aulas de turnos inteiros de teatro, música, literatura, fornecia livros, fardamento e alimentação e preparava o aluno para no mínimo ser um artesão em seu bairro através de técnicas de trabalho e por isso sou encadernador, marceneiro, alfaiate e sapateiro (na pesca também :-) ). 

A foto mostra a Turma de Sapataria com o Professor Arquibhaldo, que era sapateiro no Bairro do Pero Vaz. 

O que já produzi de sandália com sola de pneu calçaria uma companhia inteira :-). 

Eu e os colegas recebíamos créditos pelo que produzíamos e em uma feira anual os créditos eram trocados por produtos produzidos por outros colegas em outras técnicas, tais como carpintaria, olaria, marcenaria, metalurgia, alfaiataria e outras.

Eram para ser construídas mais sete dessas escolas pelo projeto conduzido pelo Governador Otávio Mangabeira, mas o golpe militar de 1964 encerrou o projeto que foi definitivamente "sepultado" quando da estranhíssima morte (assassinado pelo regime militar, dizem) de Anísio Teixeira, já que a ditadura militar não priorizava a educação pública.


Gostaria muito de completar o quadro com os nomes dos colegas que não lembro.
http://www.escolaparquesalvador.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.