quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Mudança nos MDs - Mirage Drive - da Hobie



Recentemente recebi de um amigo pescador dizia que o seu novíssimo caiaque Hobie Passport 10.5 estava equipado com MD GT. Que ótimo, pensei, é o mais confiável MD que a Hobie produziu.

No entanto, ao ver a foto do MD do amigo, notei diferenças para o MD GT que possuo e ao pesquisar deparei-me com o quadro acima, uma publicação da Hobie, à qual eu completei com o MD que equipava o Compass até 2019, mostrando os propulsores de seus caiaques.

Como pode ser visto, As modificações foram as seguintes:
  • o antigo MD V2, que foi usado até 2014, agora equipa os caiaques Passport;
  • o MD GT, que eu considerava o melhor MD da Hobie, ganhou as hastes de pedal reguláveis por botão, as barbatanas do MD 180 e o sistema de desarme" Kick-up". Felizmente parece que, apesar de ter ficado parecido com o MD 180, foi mantido o sistema de rolamentos do sprocket (coroa onde pega a corrente de acionamento), o que o faz candidato a continuar como o melhor e mais resistente MD da Hobie;
  • o MD 180 recebeu o sistema de desarme dos fins, o "Kick-up";
  • O MD 360 não teve alterações.
Mas o que levou a Hobie a "ressuscitar" o antigo V2? Não me parece ter diferença de custo de produção muito diferente do MD GT.

Em minha percepção, foi puramente para manutenção da patente da barbatana de ponta retangular, mesmo diminuindo custos pelo aumento da produção da barbatana do MD 180.

Com o fim da patente do Mirage Driver original com a barbatana redonda, que já está sendo produzido por várias outras empresas em diversos países, inclusive no Brasil, a Hobie consegue impedir que eles usem a barbatana turbo de ponta retangular, a qual está coberta por uma patente de melhoria até 2027. Para ver a patente, clique aqui.
Pela lei de patentes de alguns países, quando um produto objeto de uma patente não é produzida por 5 anos, a patente caduca, então imagino que o MD Classic será produzido por pelo menos mais dois anos, quando já não fará diferença parar de produzí-lo.

Mas o que impede um comprador do MD genérico de comprar e usar uma barbatana da Hobie? Nada, basta ter a haste e a fixação compatível, mas que ele se prepare para pagar um preço alto pelas barbatanas da Hobie, cerca de 160.00 USD para o kit, e ainda corre o risco de sua unidade não suportar o esforço maior e, pior ainda, o casco do seu caiaque não suportar e rachar, como racharam alguns caiaques da Hobie fabricados até 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.