quarta-feira, 22 de junho de 2022

Parasol Para o Sonar Garmin Striker 4 e Plus 4

 


Conheci esse produto da Berkley em 2018 e até o Roberto imprimiu uma cópia em impressora 3D, mas que teve uma vida útil muito curta. 

Premido pela necessidade de um parasol e também para evitar os respingos de água salgada quando em pescaria off-shore, queixa de vários colegas,  tentei comprar o parasol (sun shade) da Berclay no e-Bay mas o frete e a grande possiblidade de taxação me fizeram desistir, pois chegaria aqui a absurdos 97.00 USD. 

Até fiz um parasol com uma tampa de caixa de ferramentas, dessas usadas por manicures, mas a flexibilidade do parasol não me convenceu. Foi engraçado, pois ao usar a tampa para fazer o parasol eu achei que fui o primeiro a ter essa ideia, mas o Google me mostrou no dia seguinte que um colega tinha feito um assim em 2020. O vídeo está no final desse post. 




Foi quando me ocorreu que eu poderia usar um "bin", uma "gaveta" dessas de estante para guardar parafusos, que têm vários tamanhos padronizados.

Comentei no grupo Hobie que iria usar uma bin de número 4 para tal fim e o colega Fernando Bastos, "bricoleiro"" de primeira grandeza, se dispôs a verificar pois tinha dessas estantes em sua oficina de casa, mas a de número 3.

Fernando verificou e a de número 3 era realmente pequena, não cabendo sequer o display de 4". Fiz então a compra de três unidades da bin número 4. As 3 unidades custaram no Shopee, vendedor nacional, cerca de R$ 25,00, frete incluso. 

Basta clicar em qualquer imagem para vê-la ampliada. 




A compra chegou essa semana e a primeira coisa que fiz foi um gabarito em papel para o recorte do fundo do parasol. Esse gabarito com o recorte, para os dois tipos de display do Striker, o de 4" e o de 4.3",  está disponível para download ao fim desse post. Deve ser impresso em papel A4, sem qualquer zoom.


Recorte na parte externa da linha de contorno. As imagens a seguir mostram a centralização e recorte para o display de 4" usado no Striker 4 e nas versões mais básicas do Striker Plus 4.  As imagens dispensam texto.












Para prender o sonar ao parasol use fita de dupla face 3M, ado tipo para uso externo.

Já para o sonar com display de 4.3", um pouco maior, é necessário um trabalho adicional para que caiba no bin número 4. Terá que ser feito um corte na parte inferior do bin visando deixar plana a área do recorte para o fundo do display.

Tentei usar o bin de número 5, mas este é bem maior que o de número 4 e ia ficar um trambolhão, além de aumentar a área velica, o que é muito ruim em dias de vento pela proa. 



Com uma pistola de ar quente, ou até mesmo com um secador de cabelos, aqueça e conforme o fundo do parasol para que fique plano.


Repita agora com o gabarito maior os passos de centralização para o recorte deixando 19 mm de espaço na parte superior, como mostrado na foto do recorte do display menor. 


Após feito o recorte é bom dar o acabamento com micro retífica.



Após a colagem do sonar com a fita de dupla face para área externa, caso queira dar um bom acabamento no fundo, recomento aplicar silicone preto com 1/3 em volume de bicarbonato de sódio. A adição do bicarbonado permite que o silicone tenha trabalhabilidade e você pode dar acabamento com uma espátula e até com as mãos. 

Já colocado no caiaque. Agora é esperar uma janela de tempo bom para usar no mar. 


 








Lista de Material para um Sun Shade
01 - Caixa Bin ou gaveta para estante de número 4, cor preta
01 - Rolo de fita adesiva dupla Face para área externa da 3M ou Scoth 2,4 cm (vai sobrar muito)
01 - Bisnaga pequena de silicone preto para motores (vai sobrar muito)
50 - gramas bicarbonato de sódio (vai sobrar muito)

Ferramentas
Estilete
Régua
Caneta marcadora
Soprador térmico (apenas se seu display for o de 4.3")
Impressora jato de tinta
Arquivo .PDF com o recorte do fundo
Tijela e espátula para misturar o silicone com o bicarbonato de sódio





Vídeo de um parasol feito a partir de uma caixa de ferramentas.




Link para download dos gabaritos para recorte dos dois tipos de display do Striker 4.
https://drive.google.com/file/d/1TPx6H0wi9_Mmxxc1MFgTg2s9nFbqaiTW/view?usp=sharing


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.