quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fabricando Chumbadas Para Surfcasting

Chumbadas FQ (Fundo de Quintal)

Publicação conjunta com o Blog Diga Ai Meu Peixe, do Clupesal

Descontentes com as chumbadas piramidais de base triangular existentes no mercado de Salvador, o Marcelo Lima, Deco Loureiro e eu resolvemos juntar esforços para confeccionar chumbadas desse tipo que nos atendessem quanto aos requisitos de peso, forma, quantidade e simetria.

Quando você faz a opção de uso por uma chumbada de seção triangular ou piramidal em detrimento a uma chumbada tipo gota, míssil ou esfera, você já sabe que está perdendo alguns metros no lançamento, mas está ganhando em fixação. Para que sua perda de distância seja mínima, é imperativo que a chumbada tenha peso e forma ideais, ou seja, que seja bem simétrica e lisa.

As chumbadas desse tipo encontradas no mercado têm peso padrão de 50 em 50 gramas e variam até cerca de 10 gramas para mais ou para menos e normalmente são disformes e assimétricas. Uma chumbada de 125 gramas, que consideramos ideal para a pesca tipo barra pesada ou barra média, não é encontrada no mercado de artigos de pesca em Salvador.

Como nossa intenção é sempre compartilhar informações, segue o relato de nossa experiência na fabricação de chumbada.

Para dimensionar a chumbada padrão foi criado uma planilha em EXCEL onde se coloca a altura da chumbada e a dimensão do lado do triangulo eqüilátero e temos como resposta o peso da chumbada. Ou seja, é um cálculo automatizado do peso baseado na densidade do chumbo. Clique aqui para baixar o arquivo.


De posse das dimensões que irão gerar a chumbada com o peso que queremos, passamos para a criação da “chumbada padrão”, ou "chumbada Máster", que servirá para gerar os moldes.

Recortamos em chapa de PVC oriunda de um classificador (pasta de papeis), três triângulos com a base de 41 mm e altura de 46 mm, medidas oriundas das colunas A e B da planilha acima.

Pegamos esses três triângulos e unimos com esparadrapo, ou silver tape. A foto ao lado mostra como fica a forma já montada com esparadrapo.





Depois de montada a forma, untamos internamente a forma com vaselina sólida e enchemos com Durepóxi.

Para encher com o Durepóxi, faça pequenas esferas de Durepóxi e vá pressionando para dentro da forma de um jeito que a preencha sem esbojar.

Deixamos endurecer e desformamos, depois lixamos e obtivemos então a chumbada padrão ao lado. O parafuso foi colocado para permitir a retirada sem estragar a forma de chapa de PVC.

E está pronta a chumbada máster. Se fosse de chumbo e não de Durepóxi, pesaria 125 gramas.

Clique aqui para a continuação desse post



15 comentários:

  1. Milton, a planilha em Excel não se encontra mais no rapidshare

    ResponderExcluir
  2. Milton, a planilha não está mais no rapidshare

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos. Alguem conhece linha de nano filamento.

    ResponderExcluir
  4. bom dia amigão tem como vc mandar umas fotos desta forma piramete para mim tentar fazer umas
    meu email e :ronivaldomolina@bol.com.br se vc fizer isto fico muito agradesido obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Ronivaldo, as fotos e como fazer estão no post seguinte: http://www.milpesca.com/2009/07/fabricando-chumbadas-para-surfcasting_23.html , basta clicar no link no pé da página.

    ResponderExcluir
  6. samendoara@hotmail.com11 de janeiro de 2012 às 10:12

    Ola, bom dia pessoal.Estou lendo este post e gostaria de oferecer uma sugestão. Eu construi uma forma,alias varias de diversos tamanhos,todas unidas numa especie de "cavalete".Quando a fiz,não usei um modelo como o de voces,mas simoplesmente cortei chapas de ferro galvanizado em formato triangular e os soldei,formando as formas piramidais.Cada uma dessas formas foram tambem soldadas numa armação "cavalete",dessa forma eu posso fazer chumbadas de diferentes pesos ao mesmo tempo.Eu não sei como postar fotos aqui,mas assim que aprender,postarei as fotos da fôrma.
    Um grande abraço a todos
    Samendoara

    ResponderExcluir
  7. Fala Milton,

    A planilha está com link quebrado.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gilmar, mande seu e-mail que lhe envio diretamente. Seu endereço não será publicado. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Ok, Gilmar, já enviei. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Boas isto é uma boa ideia para fazer chumbadas em casa..
    Eu queria saber se me podiar dizer como fazer uma chumbada piramide mas de 170 gr..

    ResponderExcluir
  11. olá Amigo.Leia o tópico e baixe a planilha em http://rapidshare.com/files/1366730064/c%C3%A1lculo%20peso%20chumbada%20triangular.xls para ter as dimensões para o peso que você quer.

    ResponderExcluir
  12. ola. mas o link nao esta a funcionar. Obrgado

    ResponderExcluir
  13. sera que voce pode me mandar para o mail?

    ResponderExcluir
  14. Sim, amigo, mande o email. Não posso editar, mas se você quiser privacidade, não publico seu e-mail.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.