quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Adaptando Uma Vara Para Uso Com Carretilha II

Como Adaptar Vara Para Carretilha

No ano passado, com uma dica do Deco Loureiro, comprei uma vara Tacom Surf Leader de 3,90 m por cerca de R$180,00, já com frete incluso aqui para Salvador.

O preço foi uma pechincha e só tenho usado essa vara em campeonatos, como uma vara extra. Como tenho me concentrado no uso da carretilha, essa vara estava meio esquecida, no canto.

Nesse final de semana, sábado pela manhã, arrumando as tralhas, verifiquei que o metal dos anéis de encaixe dessa vara estavam bem oxidados. Uma surpresa, pois sempre passo vaselina liquida nas varas antes de guardá-las. Devo ter "vacilado" e guardado ainda úmida.

Passei uma lixa fina e em seguida apliquei resina, contendo o problema. Aproveitei e fiz um teste de flexão e verifiquei que embora seja uma vara de ação média, com adição de passadores extras eu conseguiria prepará-la para uso com carretilhas e ao mesmo tempo a deixaria com a ação mais rápida.

Para usar carretilhas em uma vara originalmente projetada para uso com molinetes é importante que se verifique como a vara se comportará trabalhando invertida, ou seja, com os passadores para cima, pois a linha não deve encostar no blank (corpo da vara). Para mais detalhes, clique aqui para ver um post sobre distribuição dos passadores.Como eu tenho vários passadores guardados, oriundos das varas em que coloquei passadores low rider, peguei três deles que foram da vara Killer e coloquei na Tacom. São os passadores marcados com setas na primeira foto, clique na foto para ampliar a imagem e ver detalhes, os quais foram intercalados com os passadores existentes.

No próprio sábado à tarde fui testar tanto a vara como a nova carretilha Abu e foi um sucesso. A vara ficou mais rígida para arremessar, e soltei o braço nela, sem piedade, e está arremessando muito bem, melhor até que a Dam Emotion. Peguei com ela um pampo de quase um quilo e foi uma festa, pois a vara é bem leve e a carretilha amplia a sensação . Clique aqui para ver o relato.

Para detalhes de como colocar os passadores, linha, resina etc, clique aqui.


Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca


2 comentários:

  1. Estou pensando em comprar uma Vara Rapala 3,90 BX, para usar com uma carretilha sumar 710...Minha pergunta é será que consigo o acerto para tornar o equipamento bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não, apesar de extremamente leve, é uma vara de fibra de vidro e não sei como se comportará trabalhando invertida e talvez tenha que se colocar muitos passadores, o que elevará seu peso. Se resolver fazer, creio que a possibilidade de dar certo é mínima. Um abraço.

      Excluir

Obrigado por seu comentário.