quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A vara Tacom Surf Leader é a mesma Ryobi Proskier ?

Essa semana, premido pela necessidades de locomoção de minhas filhas que disputam com a mãe um único carro, estou trocando a SUV que temos por um carro menor e isso tem consumido meu tempo. Não tenho nem pescado e nem postado.

Mas voltando a resposta para o questionamento no título deste post, a resposta é que aparentemente sim. As únicas coisas diferentes externamente são justamente o nome "Ryobi Proskier", imenso, o que contrasta com o discreto "Tacom", e o "reel seat", o fixador do molinete, que na Ryobi Proskier é o mesmo usado na Vara DAM Emotion, do tipo deslizante. As informações do casting são exatamente as mesmas.

Essa comparação surgiu quando pescávamos lado a lado com o Deco e começamos a reparar nas semelhanças, embora a minha vara esteja adaptada para uso de carretilha.

Quanto a usabilidade, as duas são excelentes varas. Lembro-me que logo quando o Deco comprou, como sempre em uma ótima promoção, usei ela e fiquei surpreso com a leveza e poder de arremesso. Tal qual a Tacom.

O único questionamento é: qual o motivo de se pagar mais caro em uma Ryoby, mais de 80%, se pode-se ter a mesma coisa com a vara Tacom por menos de R$ 200,00 ? O "reel seat" vale essa diferença?

Como nós já sabemos, a China tem várias fábricas que produzem materiais genéricos , alguns muito bons, nos quais qualquer empresa pode chegar e colocar suas marcas. Por isso temos casos de molinetes iguais com marcas diferentes, sem serem necessariamente produtos ruins. Coisa semelhante acontece aqui com o mercado de auto peças, onde as peças "de autorizadas" são produzidas pelos mesmos fabricantes do mercado paralelo e apenas "homologadas" pela montadora.


O representante das duas varas é o mesmo, a Tongai, cujo print screen está à seguir, o que reforça a tese da "mesma vara". Clique na imagem para ir a página deles.

Como comprei uma Tacom de 4,20 para presente, já combinei com o Deco uma pesagem e medição das paredes para termos um parecer definitivo. Talvez também um teste de desempenho entre as duas varas.


Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca

2 comentários:

  1. Essa vara Tacom é de ação média ou rápida? É uma boa vara para um Emcast 4500?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lyncoln, tudo bem? Esta vara (4,20m) é de ação média para rápida, de boa sensibilidade com monofilamentos de nylon. Apesar do casting indicar pesos de até 300 gramas, 120 gramas é o ideal. O melhor dela é custo, já sua irmã gêmea custa quase o dobro. Fica muito boa com Low Rider e multifilamento de Ø max. 0,18 mm. Se achar onde comprar, por favor, nos informe. Não conheço a versão II dela.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.