sábado, 30 de janeiro de 2010

Espera, ou Fincador, Dois em Um.

Na foto a esquerda temos uma vara pesca "para a espuminha" de 1,50 m e temos cinco (sim, 5) "esperas", também chamados de "fincadores" ou "secretária" .

Quando participo dos torneios do Clupesal, onde são permitidas duas varas lançadas e qualquer quantidade de varas iscadas na reserva mas a pelo menos cinco metros atrás das varas lançadas, mantenho sempre mais três varas em três "fincadores", iscadas, na reserva.

Procedendo assim, ao capturar uma peça rapidamente lanço uma nova vara que estava previamente iscada, enquanto vou retirar a peça do anzol. Em torneios, qualquer tempo a mais de isca na água é importante.

Mas isso tem um grande inconveniente: São cinco varas, cinco "fincadores", cinco molinetes, mais caixa térmica, bolsa de materiais, umbrella (guarda-sol) , cadeira e mesinha (para Lindinalva) e quando o setor sorteado é longe, sofro como o diabo para carregar isso tudo, menos a cadeira e a mesinha, que Lindinalva leva.

Para minorar o volume a carregar, criei o "fincador" 3 em 1, para as varas que ficam na reserva, clique aqui para ver o post a respeito, e agora criei o "fincador" 2 em 1 para as varas que ficam lançadas. Veja na foto abaixo, a esquerda, como ficou.

Para fazer foi muito fácil, peguei umas das "esperas" que tinha aqui e troquei o tubo de alumínio de 25 mm por um de 32 mm. Para isso apenas troquei a redução que fica na luva, de 40x25 por uma de 40x32. Com essa troca, a "espera" que tem o tubo de alumínio de 25 mm agora cabe por dentro da "espera" que tem o tubo de alumínio de 32 mm, ficando muito mais fácil de transportar. E o peso aumentou só um pouquinho.

Para entender melhor o que foi feito, clique aqui para acessar um tutorial de como fazer "esperas" de alumínio e PVC. A espera que está no tutorial é para varas de pesca com "pés" de diâmetro de até 50 mm, mas se suas varas são mais finas, você pode fazer a "espera" com o diâmetro de 40 mm. É como eu faço hoje, e só compro varas que tenham no máximo 35 mm de diâmetro no "pé da vara".

Se você acha que seu material está pesado, quer saber como pode reduzir alguma coisa, veja o post "Downweigth em Surfcasting - Redução de Peso do Material em Pesca de Praia", clicando aqui.



Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca - Pesca de Praia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.