sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Líder Cônico ou Arranque Progressivo

Quando se pesca com molinetes abastecidos com linhas de diâmetros inferiores a 0,35 mm faz-se necessário o uso do líder, leader ou arranque, cuja função principal é permitir que a linha resista ao "tranco" do arremesso.

O uso do leader também é recomendado no caso de uso de linhas de multifilamento, em locais com pedras, pois a linha de multifilamento e linhas mono finas resistem muito pouco ao atrito com pedras.

Normalmente são usados para arranques linhas com diâmetros entre 0,40 e 0,60 mm e nesse caso se a linha principal for de diâmetro 0,20 fica um "degrau" muito grande entre uma linha e outro e costuma-se "soldar" no arranque linhas de diâmetros intermediários, procedimento muito utilizado por pescadores do sudeste para evitar o "degrau".

Caso não se queira utilizar o processo de soldagem de linhas de diversos diâmetros, a saída é utilizar o arranque progressivo disponível no mercado, como o foto acima a esquerda. Ele começa com o,18 mm e vai "engrossando" até chegar ao diâmetro de 0,57 mm. No carretel vem 5 arranques, cada um com quinze metros de comprimento. Custa cerca de R$ 30,00.

Como pesco com linhas de 0,30 e 025, eu reduzo o comprimento original do arranque progressivo para cerca de 11 metros, descartando o pedaço com diâmetro abaixo dos 0,25mm. Para unir o arranque progressivo e a linha principal, ou para unir quaisquer linhas de mesmo diâmetro, utilizo o nó abaixo recomendado no ótimo site português PESCA EM PORTUGAL, clique aqui para acessar.
Photobucket
Embora o processo de soldagem evite o nó que sempre atrapalha o arremesso, todos o s processos de soldagem que fiz com linhas Dayama MAX 0,26 e 0,29 não resistiram o suficiente para erguer um balde com 5 litros de água.



Se você está vendo um único post, clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca

9 comentários:

  1. Milton, Boa Noite!

    Parabéns por mais um artigo interessante. Coincidentemente, hoje estive vendo este arranque progressivo na Casa Marlin em Vitória/ES, porém acabei não comprando. Uso uma linha 0,40mm ou 0,45 mm para arranque. Sobre o nó para atar linhas diferentes tenho usado o albright, mas este que você apresentou me parece mais simples (similar ao nó de sangue).
    Um abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário, Marcelo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse esclarecimento, não sabia com fazer... Muito obrigado pela dica...

    ABRAÇO$$$$$$$$$$$$...

    ResponderExcluir
  4. Conte conosco, companheiro. Um abraço,também.

    ResponderExcluir
  5. Milton, posso unir linha 0,25 (mestra) a 0,43 (como arranque)com esse nó que você mostrou? Posso fazer a união dessas diferentes espessuras sem medo? Mais uma vez obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lyncoln, prefira este nó aqui: http://www.youtube.com/watch?v=QKyvkwH5kX8 . Por sua escolha de diâmetro imagino que o outro carretel terá uma linha 0,45, sem líder, para àqueles dias em que o sargaço está presente. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Milton obrigado pela resposta! Gostaria de tirar mais uma dúvida, qual seria a melhor composição para 2 carreteis do Daiwa Emcast Sport 4500? Eu teria de fazer uma cama + nó na linha mestra + nó linha do arranque? E a espessura das linhas mestras?

    ResponderExcluir
  8. Sim, Lycoln, use uma linha barata, tipo Dourado, de ø 0,40 e faça a cama deixando espaço para 100 metros de uma linha melhor (Redspider, Maruri SS, Raiglon)e mais cerca de 10 metros para o arranque. Carregue a linha na forma indicada pela Daiwa. O nó indicado no vídeo é mesmo para linhas de diâmetros diferentes. Aperte bem, mas sen dar trancos.Depois de pronto, o nó fica cônico e passa bem nos passadores.

    ResponderExcluir
  9. Senhores, a tempo eu utilizava o nó apresentado, mas fica uma dica, que eu uso, quando vou emendar uma linha 0,18 com uma o,40 de arranque, eu dobro a linha 0,18 antes de unir as pontas com a 0,40, faço isso para não ocasionar escapes de nó.
    Não sei foi fácil de entende, mas seria a mesma coisa que emendar de um lado uma 0,40 e do outro um linha dupla.
    Tá difícil de ser claro mas boa sorte.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.