segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Carretilha Sumax Ocean 510L - Esquerda


Cuidado na compra.

A Sumax lançou recentemente novos modelos de carretilhas. Como a Sumax tem pisado na bola nos seus lançamentos, talvez por ser uma empresa que apenas coloca sua marca em produtos de diversos fabricantes asiáticos, recebi a notícia com cuidado.

Mas ao acessar os anúncios dos equipamentos no Mercado Livre, Clique aqui para ver, informando que a relação de recolhimento da carretilha Sumax Ocean 510L era de 5.2:1 e a manivela de boa pegada, não resisti e comprei.

Uma carretilha com capacidade para 160 metros de linha 0,50 e taxa de recolhimento de 5.2:1, valores informados em duas páginas do ML, deve recolher cerca de 70 cm por "manivelada" e ainda tem a manivela de boa pegada e, coisa rara, do lado esquerdo e direito. Uma maravilha para a pesca de praia.

Realizei a compra, recebi na semana passada, no calor da eleição, e só ontem fui abrir o pacote. Tive então uma grande decepção: não com material, coerente com o custo, mas com a taxa de recolhimento que é de 4.2:1. De imediato acessei as duas páginas dos vendedores e coloquei lá a correção. Não sei se já fizeram ou se vão fazer.

O engraçado é que me lembro de ter acessado a página da Sumax e lá estava a mesma informação dada pelo vendedor. Fui conferir agora e não está mais lá. Será que enganei-me? Quero acreditar que sim, já que passei os últimos dias imerso em baixarias eleitorais na internet, o que tem mexido comigo.

Portanto, caro pescador, cuidado. Fiz a medição aqui e ela recolhe pífios 53 cm por "manivelada". Pensei em devolvê-la, mas ao carregar a linha com alguma tensão, notei que a baixa taxa de recolhimento propicia um bom poder de tração, recolhe suavemente, e o drag (poder de freio) é realmente muito alto, bem mais altos que o drag das carretilhas Marine Caster 400 e Abu C4 que tenho. Vou arriscar e testá-la na próxima pescaria.

Informação incluída em 02/12/2010 - Não deixe de ver os posts seguintes sobre essa carretilha:


4 comentários:

  1. Milton,

    estou querendo comprar a 800R da Sumax. Me parece que as laterais são de lata e as peças internas de aço. E cabe muita linha, parece que cabe linha suficiente para pescar pirarara ou até piraíba. O que você me diz? Tirando o tamanho do carretel, as da 510 L que você tem são assim? O que me diz sobre a compra? Vale a pena?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Neto. A série 500 é bem robusta e imagino que a 800 também seja. Se o "drag" e os demais itens forem proporcionais ao da série 500, é o melhor que se pode comprar abaixo dos R$ 170,00. Mas lembre-se da taxa de recolhimento: 3:1

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Milton.
    Mas me diga, é uma carretilha resistente à corrosão, ou seja, não enferruja com a pesca em água salgada?

    ResponderExcluir
  4. Usei intensamente a 510L por cerca de dois meses, um deles de férias, e o funcionamento está normal. Ressalva unicamente para esta este probleminha aqui: http://www.milpesca.com/2010/11/carretilha-sumax-ocean-510l-travando-no.html

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.