quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reparando o Aro do Molinete Daiwa Emcast


Possuo um molinete Daiwa Emcast 6000 que está quebrado há cerca de um ano. Quebrou bem no aro, no local indicado pela seta na figura ao lado.

Fiz a compra de um novo aro no Canadá, no Mike Reels Repair, e para meu desespero a peça que chegou embora seja realmente do Emcast 6000, não era para o molinete fabricado para o Brasil por uma pequena diferença na roldana de linha. Como não valia a pena trocar, deixei para lá.

Mas no início do mês o segundo Emcast do mesmo modelo quebrou também o aro, e no mesmo lugar. Ai já é demais!

Sem um molinete grande, fui quebrando o galho com os dois Emcast 4500 que possuo. Mas no último torneio, com os peixes comendo bem longe e sem um molinete de grande bobina que turbinasse os meus lançamentos, resolvi consertá-los.

Contatei então uma grande casa de reparos de molinetes de São Paulo, mas eles só tinham um aro e o custo total, com frete, seria de 1/3 do valor de um molinete novo. Não valia à pena.

Lembrei-me então dos ensinamentos do saudoso amigo Célio que colava tudo com uma mistura de massa epóxi com resina epóxi, basicamente Araldite com Durepóxi.

Na semana passada peguei os dois molinetes, uma caixa de Durepóxi e a cola Scoth Mix, forcei o aro no local e foi revestindo-o com uma camada fina de cola, deixei secar por 7 minutos e envolvi a cola com uma camada fina de massa epóxi, deixei secar por duas horas e apliquei mais uma camada de cola, sete minutos de cura e em seguida outra fina camada de massa epóxi. Fiz 3 camadas e finalizei com um revestimento de cola.

No domingo, levei uma carretilha e os dois molinetes recém reparados e testei os dois. Funcionou perfeitamente, mesmo com o sargaço pesando na linha. Dez minutos depois que comecei a usar até esqueci que estavam reparados. Um sucesso.

Veja na foto que não ficaram bonitos, mas estão funcionando. Enquanto isso, vou tentar comprar os aros no mercado internacional.



19 comentários:

  1. Grande Milton,
    em Sauípe você me mostrou como a peça estava quebrada. Pensei até que fosse a falta de um parafuso.
    O reparo que vc fez parece que ficou bom mesmo.

    Eu tenho um Emcast 6000. O que você acha do 4500?
    Na internet achei tanto o Emcast Plus, como o Emcast Sport, mas ainda estou em dúvida.

    Valeu pela dica de cola!

    Abraço,

    Juca

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Companheiro. O molinete mais aceito pela comunidade é o Emcast 4500, nem o Plus nem o Sport, mas está difícil de achar. Os 4500 PLus que tenho foram comprados ao Troitino, de segunda mão, e apesar de muitas pescarias, minhas e do Troitino, estão intactos. Recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Grande Milton, a solução é levar a um joalheiro e soldar com solda de prata...fica beleza....
    na avenida sete...custa uns 15 reais uma solda
    um abraço
    Alessandro

    ResponderExcluir
  4. Olá Alessandro. Obrigado elo comentário. Vou tentar o joalheiro.

    ResponderExcluir
  5. Milton, tenho um MS XT 4000 e estou pensando em comprar um novo molinete. Qual você me indicaria numa faixa até 200 reais. Estou entre o Sumax ATL 6000 long cast, o MOLINETE XENIUS - XES 55, e o Orion 5000 (não o plus). Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lyncoln, obrigado pelo comentário. Todos são boas opções. Há porém alguns itens que considero importantes para a decisão. O primeiro é quanto a manutenção e nisso o Daiwa ganha disparado, encontramos peças e técnicos no Brasil, e estando em falta aqui, se compra nos USA, México ou Canadá. É uma espécie de molinete universal. O segundo item é uma segunda bobina que você possa usar em caso de quebra ou condições de pesca diferentes, tal como a praia possuir sargaço e você estar com uma linha 0,25mm.
    Tenho 4 Daiwas, dois deles comprados de segunda mão de um pescador que usava muito, muito mesmo, e estão perfeitos. Prefira os da série Emcast 4500, aderentes 'a faixa de preço que você procura. Se quiser um molinetão, compre o Emcast 6000, só é um pouco pesado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Milton, obrigado pela resposta. Tenho uma vara de 4,20m, o Emcast 4500 casaria bem com ela? E o Okuma Blue Hawk, seria uma boa? Há diferença entreo o Emcast Sport e o Emcast Plus? Mais uma vez obrigado!

    P.S. Vc acha que aquele Sumax não seria uma boa?

    ResponderExcluir
  8. Olá Lyncoln, são todos ótimos molinetes, mas os dois itens acima diferenciam os Daiwas (e os Shimano também). Normalmente os outros, por falta de peças, são do tipo "one-way", quebrou, descartou. A diferença entre os dois Encast é o número de rolamentos, dois há mais no modelo Plus. Há ainda um terceiro modelo, mais barato, o Sport. Prefiro o intermediário por razões de custo/benefício. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma vez obrigado pela prontidão! Milton você já ouviu falar do molinete Albatroz Sport 5000 (parece ser uma versão melhorada do Competition). Vi um aqui numa loja de Recife e o vendedor disse ser uma boa relação custo benefício. Disse também que por aqui muita gente tem usado em competições tendo ele mesmo 3 desses. Será se presta?

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo comentário Lyncoln,. Sinto, mas não conheço o molinete.

    ResponderExcluir
  11. Milton,
    Falei em um post anterior que meu molinete era um Emcast 6000, mas na verdade é um Emcast 4500, nem o plus nem o sport.
    Fiquei curioso e fui conferir. O meu 4500 já é de bom tamanho e peso. Imagine o 6000. Deve ser um monstro.
    Em Sítio do Conde não o usei, pois está com um barulho chato no line guard. Vou ajustar esse problema.
    Estou de olho em outro Emcast ou um Blue Hawk.
    Vou fechar essa semana para inaugurar na proxima etapa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Júnior, mande o line guard que neste carnaval eu tento dar um jeito para você usá-lo enquanto a peça não chega. Os ensinamentos do eterno Mestre Célio tem me permitido operar maravilhas com resinas époxi.

    ResponderExcluir
  13. Beleza Milton!
    Vou ver uma forma de te entregar.
    Valeu a força!

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Milton,

    Estou entre o Emcast Sport 4500 e o Blue Hawlk 765. Qual vc me recomendaria? No fórum do GPP o pessoal lá indica mais o BH, mas queria uma segunda opinião. Obrigado pela atenção novamente!

    ResponderExcluir
  15. As duas opções são ótimas, Lyncoln. Eu também fiquei nesta dúvida. Optei pelo Daiwa pois sei que acho peças, tem dois carretéis, é vendido no mundo todo e até se quiser vendê-lo depois é rápido. Dois dos Daiwa Emcast que tenho foram comprados de segunda mão do Marcelo Troitino, do GPP. São os molinetes que estão neste ótimo vídeo do Troitino: http://www.youtube.com/watch?v=Oi7qbb5Mr8w&feature=related

    ResponderExcluir
  16. Milton, comprei o Emcast Sport 4500. Gostei muito da sua orientação, li seus posts, pesquisei na net e decidi-me por ele. O pessoal do fórum do GPP ficou louco comigo porque a maioria usa BH. Mas... Obrigado!! Gostaria de orientação sobre que bitolas usar nos carreteis, como "montar" cada carretel... Obrigado mais uma vez pelas dicas valiosas!

    ResponderExcluir
  17. Qualquer um que escolhesse entre esses dois teria feito uma boa escolha, Lyncoln. Verifique com o pessoal que pesca na mesma área que você pescará o que eles usam e siga eles pois cada local, cada região, tem suas particularidades. Em Recife tem o Cluperê ( http://www.clupere.com/ ) e recomendo que você se una a eles. Pescador recebe muito bem outro pescador e é assim que vou me aprimorando.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite gostaria de saber se esse material substitui o chumbo mesmo porque eu uso uns mil kilos de chumbo por mês você tem ele em forma de palito de 0,45 mm x,4cm quanto você cobra o Kiko tenho como eu comprar um pouco pra mim fazer teste em redes de pesca

    ResponderExcluir
  19. Faça contato com a Universidade Federal de São Carlos, foram eles que desenvolveram e um político tentou transformar o uso em lei para beneficiar uma empresa que usou a pesquisa da Universidade.
    https://www2.ufscar.br/busca-email-telefone

    Em minha percepção, o volume necessário para substituir o mesmo peso de chumbo deixaria a rede imanipulável, mas devido a quantidade usada vale o contato, tanto do ponto de vista econômico como ambiental.

    A lei do chumbo ecológico foi uma armação de um politico para tentar beneficiar uma empresa de São Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.