domingo, 26 de agosto de 2018

Hobie Mirage Outback - O Mais Versátil Caiaque da Hobie Morreu Inesperadamente


Desde que tive o primeiro Outback em 2013, sempre que consultado por pescadores sobre qual o caiaque a pedal  mais indicado para pescarias em águas internas e no mar, nunca hesitei para responder: Hobie Outback!

Nesses cinco anos, já tive três deles, dos cinco caiaques Hobies que tive, pois o Outback conseguiu o difícil equilíbrio entre estabilidade primária, a estabilidade que lhe permite ficar de pé em pé em um caiaque,  e a estabilidade secundária que àquela característica de não capotar ou ficar desconfortável com ondas pela lateral dos caiaques. Mesmo com o mar agitado é possível pescar de jig e capturar e embarcar grandes exemplares sem ter que recorrer a colocação dos pés para fora do caiaque para obter equilíbrio. 

A despeito de seu tamanho e peso, nunca foi empecilho levá-lo para rios e lagos, e apenas comprei um Revo 11 por mero oportunidade comercial e que passou a ser meu caiaque de águas internas, mas sempre que vou a um local desconhecido, sujeito a fortes ventos, é sempre o Outback que levo comigo, pois sua capacidade de carga e estabilidade dão segurança.

Pois não é que no dia 24 de agosto, em uma campanha na internet já anunciada semanas antes por um youtuber estadunidense, recebo a notícia que o querido Hobie Outback "faleceu" :-)

Clique para ampliar


Em seu lugar existe agora um modelo ampliado do caiaque de entrada da Hobie, o Compass, de comprimento 21 centímetros maior, mais largo, com popa vertical e muito semelhante ao largo e pesado Pró Angler. Ficou como algo intermediário entre o PA 12 e PA 14.

A mudanças inesperadas de características, fugindo às características marinhas e focando na pesca em águas abrigadas, principalmente em água rasas, e o sinal mais forte disso além do leme retrátil e diminuição do calado, é a pre-disposição para instalação da "âncora" Pole (uma haste que é enfiada no solo por ação de um motor) e que não terá uso no mar a não ser que o caiaqueiro vá fazer "pole dance" :-)      



A popa vertical fará que tenha turbulência na traseira, aumentando o arrasto e diminuindo a velocidade e aumentando o esforço, o que também o inadequará, ou o tornará menos eficiente para uso na pesca de corrico. Sendo a popa também mais larga, haverá uma tendência de levantamento e talvez por isso o leme tenha aumentado a área e a profundidade para não perder a capacidade direcional, mas o equilíbrio fica prejudicado com a popa mais alta.


Se o leme for o mesmo do Compass, será um problema para o uso de vela em navegação com vento lateral, mesmo usando o MD como bolina, pois é muito frágil. Para o problema de carregamento no teto do carro, quando o leme pode ser danificado se o caiaque for levantado pela proa, a Hobie criou um dispositivo volumoso para o apoio. Já tinha vivenciado esse problema com o Compass do amigo Bosco e foi objeto de um post meu no fórum hobie. Veja aqui

Mas a Hobie errou? 

Difícil dizer agora. O novo "compassão" mantém a qualidade Hobie e certamente seu lançamento foi precedido de estudos de mercados que indicaram ser esse o melhor caminho comercial.  Outrossim, alertado por um colega dono de um TI, lembrou-me que o caiaque vendido para uso no mar não vende tantos acessórios Hobies, pois no mar, principalmente agitado, a tônica é simplificar. 


Portando, face ao "falecimento" do Outback, quando for perguntado qual o melhor caiaque novo, a pedal,  disponível para uso no mar e em águas internas, responderei que não existe e recomendarei o uso de um Revo 13, ou 16,  para uso no mar. Para águas internas, se quiser leveza, o Revo 11, e se peso não for problema, o Compass ou o novo "compassão". No futuro, quem tem um e a vida útil do Outback acabar, será uma "viúva" do Outback.   

R.I.P - A menos que, tenho esperança, seja ressuscitado :-)








3 comentários:

  1. Sempre que optei por um caiaque levei em conta o seu peso e simplicidade. Pesco muito no mar e as condições mudam de repente por isso o caiaque tem que ser versátil.

    ResponderExcluir
  2. Oi boa tarde a todos gostaria muito da ajuda de vocês pois estou com muita dúvida estou comprando meu primeiro caiaque hobie estou na dúvida entre revolution 13 ou hobie Compass pois penso muito em Águas abrigadas em represa porém dá muita marola de vez em quando e queria ter desempenho sem fazer muito esforço então acredito que seja oh revolution 13 porém vou estar abrindo mão da estabilidade e da pesca em pé o que vocês acham que pode me indicar e dá para pescar em pé no rego 13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Compass eh extremamente desconfortável em águas um pouco mais mexida, mas ótimo em condições normais para rios e represas.
      O Revo é um caiaque típico para mar, tem alta estabilidade secundária mas pouca estabilidade primária, que é a que importa para se pescar de pé e além disso tem um comprimento maior, o que atrapalha em locais com vegetação.

      De Hobie, para segurança e congorto em água um pouco mais agitada, restam então o Outback e o Passport 12, esse último se tendo o cuidado de nao aumentar a área vélica (cooleres, caixas, etc) para que em caso de vento um pouco mais forte nao se perca a direção.

      Excluir

Obrigado por seu comentário.