domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pescaria no Buraco do Padre - Testando a Sumax Surf Coast


Fui hoje ás 05:30 ao Buraco do Padre, aqui no Principado de Stella Maris.

A última vez que tinha estado por lá foi em meados de novembro do ano passado e tinha muito sargaço. Hoje não foi diferente, logo ao chegar a areia cheia de sargaços indicava que a pescaria não seria fácil, não só pelo fato do sargaço pesar na linha, mas também por ele esconder a isca. Clique aqui para ver dicas de como "sobreviver" ao sargaço.

Como estou decepcionado com a performance da vara Sumax Surf Coast, recém comprada após um esforço orçamentário, aproveitei a ida a praia para esgotar as possibilidades com ela. Aproveitei também para testar um reparo que fiz em dois molinetes.

Primeiro utilizei ela com uma carretilha sem devanador, uma Marine Caster e usei chumbadas de 110 (redonda), e 115 e 125 gramas (piramidais triangulares) e com todas não passei dos 90 metros. Usei uma linha 0,30, sem líder, e uma parada (chicote) de 3 anzóis iscados com pititinga, tudo para ficar bem próximo da realidade. Esta baixa performance eu já tinha notado no último torneio.

Instalei então o molinete Daiwa Emcast 6000 abastecido com 125 metros de linha multi 0,18 da marca Pelagic e usei a chumbada piramidal de 125 gramas e como com o molinete a linha sai em excesso, formando uma catenária (barriga) , diferentemente da carretilha, fui fazer o lançamento em seco, na areia, e medi com com padrão que usamos para medir as raias em torneio de pesca.
Meti o braço e quando a chumbada tocou a areia tinha saído os 125 metros da multi, mais 8 metros do líder e mais alguns metros da cama do molinete. Pensei: caramba, mandei há cerca de 125 metros.

Fui medir com o padrão e acompanhando a linha já fui vendo que a catenária (barriga) tinha sido grande. Medi 100 metros no padrão, contei 12 passos e achei o chumbo enterrado na areia. Resultado: lancei cerca de 110 metros. Muito bom. Os Emcast 6000 recém reparados farão par com a vara Sumax Surf Coast.

O que posso deduzir do pífio desempenho da Surf Coast com a carretilha, ao contrário da Vara Rainbow Coral com a qual eu lanço mais longe quando uso uma carretilha, é que ela tem uma "espinha" pronunciada, clique aqui para saber mais a respeito de "espinha da vara", e ao trabalhar invertida, caso de uso com carretilha, sua ação diminui bastante.

Sai de sapateiro. O único peixe que vi foi uma garoupinha de são tomé, pescada por um colega que lançava sobre as pedras, ao norte de onde eu estava.



2 comentários:

  1. Grande Milton!
    Estive também no buraco do padre, só que no dia 12/02 - sábado. Cheguei por volta das 06:00, e para o seu consolo ou tristeza, rss o maré estava cheia de sargaço também. Nem sei se posso chegar a dizer que pesquei, fiz apenas 2 arremsssos, com a mesma isca intácta de camarão. Quando cheguei o dia estava bonito, em questão de minutos apareceu um vento não sei de onde, trazendo uma chuva não sei pra que... Em fim nada bom. Resolvi então ir para a sede de praia do bahia, quando cheguei lá haviam umas 5 pessoas pescando, então disse agora vai melhorar. Engano meu, quando percebi, estavam cercando justamente aonde estávamos lançando e foi um senhora rede, mataram mais de 50 xareus de +/ 8 a 10kg fiz um vídeu e vou passar pra você.
    Depois disso só só restou aos que estavam pescando, recolher o material e bater em retirada.
    Fim de semana sem produção, Mas alegre pela pesca.

    Abraços

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo. Há uma conspiração no universo para que não pesquemos.:-) Manda o vídeo. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.